Desafios e surpresas da inclusão de uma criança cega em sala de aula

Valquiria Bertuzzi Veronesi, Francisca Eleodora Santos Severino

Resumo


Este ensaio retrata a experiência de uma professora que tendo atuado na gestão escolar por doze anos retorna à sala de aula de uma turma de alfabetização com um aluno cego. A proposta tem como objetivos principais promover a reflexão acerca dos desafios e poten-cialidades decorrentes da inclusão escolar de uma criança cega e contribuir para o desen-volvimento integral dos alunos. Visando alcançar os objetivos, recorreu-se a estudo biblio-gráfico, rodas de conversas com as crianças, estabelecimento de parcerias e planejamento ressignificado do trabalho para uma aprendizagem ampla e prazerosa. O aporte teórico utilizado perpassa pela legislação e por referências como Freire (1989,1996), Fischer, (1987), Santaella (2012) e Galvão (1995). Como resultados obtidos, destaca-se o estreitamento de vínculo entre todos os envolvidos e as vivências proporcionadas como responsáveis em potencializar possibilidades para novas conquistas e superações. Um cenário de aprendiza-gem bilateral em que todos foram favorecidos. 

 


Palavras-chave


Educação. Inclusão. Deficiência visual. Arte.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.7733

Direitos autorais 2018 Cadernos de Pós-graduação



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Cadernos de Pós-graduação
ISSN da versão online: 2525-3514
www.cadernosdepos.org.br