Educação do corpo e relações étnico-raciais sob o olhar de professores

Kalyla Maroun

Resumo


A questão que se pretende responder aqui é: qual o olhar de professores da área de lingua-gens sobre o tema da educação para as relações étnico-raciais, especialmente aqueles que possuem o corpo como elemento central em suas práticas educativas? Foi realizada análise bibliográfica para a conceituação do termo educação do corpo; exercício analítico apontan-do como processos de educação do corpo podem dar visibilidade ao tema da educação para as relações étnico-raciais na escola; pesquisa de campo representada por entrevistas com três professores de uma escola do município do Rio de Janeiro: uma professora de Artes Cênicas, uma de Educação Física e um professor de Música. Os dados apontaram para duas categorias analíticas: conhecimento sobre as políticas educacionais voltadas ao tema; práticas educativas, curriculares ou não, com foco nas relações étnico-raciais. Ainda que o tema não seja observado nos planejamentos de todos os professores, há uma sensi-bilização para com o mesmo.

Palavras-chave


Educação do corpo. Relações étnico-raciais. Professores. Instituições escolares.

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DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8409

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