Multiculturalismo e relações étnico-raciais na educação da primeira infância

Jorge Dos Santos De Souza, Camila Chiodi Agostini, Adelmir Fiabani

Resumo


Este artigo apresenta uma análise sobre multiculturalismo, relações étnico-raciais e primeira infância. Estes termos são recorrentes no discurso dos educadores, gestores e movimentos sociais. A maioria dos projetos político-pedagógicos das escolas registra estas palavras. No entanto, o discurso e o documento nem sempre representam a realidade. Multiculturalismo é um conceito amplou que engloba as diferentes culturas, mas pode acentuar a supremacia de uma cultura sobre a outra. Falar de relações étnico-raciais é falar de vida, igualdade e democracia. Significa enfrentar o debate sobre racismo, preconceito e discriminação. A escola precisa resolver os conflitos étnicos que ocorrem na primeira infância de forma a não colaborar para a perpetuação do racismo.

Palavras-chave


Multiculturalismo. Relações étnico-raciais. Primeira infância. Educação.

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DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8410

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