A pesquisa colaborativa e suas contribuições para a formação dos futuros professores: o que dizem os graduandos

Ana Maria Mendes Sampaio, José Rubens Lima Jardilino

Resumo


Este texto tem por objetivo discutir sobre as experiências formativas de graduandos na pesquisa colaborativa intitulada: “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID.” As análises apresentadas são resultados de um levantamento realizado junto aos graduandos de Pedagogia, História e Letras da UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto por meio de um questionário aberto. A interação dos diferentes aspectos abordados nas falas dos graduandos aponta para se pensar a formação discente interligada à profissão docente, por meio da pesquisa. Ou seja, é preciso levar em conta as situações concretas e os problemas enfrentados no interior da escola, além de perceber a prática dos professores supervisores do PIBID como campo importante de investigação.

Palavras-chave


Pesquisa colaborativa. Formação dos graduandos. PIBID.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8452

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Cadernos de Pós-graduação
ISSN da versão online: 2525-3514
www.cadernosdepos.org.br