Dialogia

Dialogia é uma publicação científica quadrimestral do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho. Propõe-se  a debater e divulgar os temas relativos a práticas educacionais e ao pensamento pedagógico, especialmente os que resultam de pesquisas realizadas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, nacionais e estrangeiros. A Revista publica textos que contemplam aportes teóricos e metodológicos para a área educacional, na forma de dossiês temáticos, artigos originais, relatórios de pesquisa, ensaios e resenhas críticas. Os seus destinatários são, prioritariamente, professores, pesquisadores, estudantes e todo o público que, direta ou indiretamente, mantêm interesse nas questões educacionais. Dialogia está avaliada pelo QUALIS-CAPES como B1 em ensino e B2 em educação.


Além da língua oficial da Revista, o português, os textos poderão ser submetidos e publicados nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano.

As submissões dos artigos, ensaios, relatos de pesquisas e resenhas deverão ser realizadas, exclusiva e impreterivelmente, pelo portal da revista.

Dialogia está registrada num amplo e qualificado conjunto de bases de dados, nacionais e estrangeiras, de grande alcance, repercussão e credibilidade acadêmico-científica, sendo permitida a publicação integral de cada edição.

Afiliada
  • ABECAssociação Brasileira de Editores Científicos.

Membro
  • Clacso Clacso – Conselho Latino-americano de Ciências Sociais.
  • FeopaeFepae – Fórum dos Editores de Periódicos da Área da Educação.

Bases indexadoras
  • BBE BBE – Bibliografia Brasileira de Educação.
  • Credi Credi – Centro de Recursos Digitais da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI).
  • DOAJ DOAJ - Directory of Open Access Journals.
  • EBSCO EBSCO - Academic Databases for Colleges and Universities.
  • ERIH PLUS ERIH PLUS – Índice Europeu de Referência para as Humanidades.
  • IRESIE IRESIE- Base de datos sobre Educación - IISUE, UNAM.
  • Latindex Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Lartina, el Caribe, Espanã y Portugal.
  • OAJI OAJI – Open Academic Journals Index.
  • REDIB REDIB – (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico).
  • ROAD ROAD - Directory of Open Access SCHOLARLY RESOURCES.

Certificação Qualis
  • Qualis Qualis

Notícias

 

Chamada de Dossiê Temático: Violências na Escola

 

Dialogia n. 32 (maio. /ago. 2019)

Submissões até:  15 de abril 2019
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de Dialogia
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol


 Considerando a escola como um micro-universo da realidade geral, verifica-se que os conflitos e violências presentes na sociedade tornam-se parte do contexto escolar, materializando-se nas experiências dos(as) professores(as), dos(as) estudantes, da equipe gestora, bem como da comunidade, na qual a escola está inserida. Essa situação implica que sejam adotados, nesse ambiente, encaminhamentos e estratégias específicas para a problematização e enfrentamento da cultura da violência, de forma que a missão central da Educação, qual seja, o processo de ensino e aprendizagem, ocorra de forma mais efetiva e harmoniosa. Nessa perspectiva, para a publicação do número 32 da Revista Dialogia, neste Dossiê, busca-se revisitar o debate sobre as múltiplas expressões das "Violências na Escola".
 Para tanto, a Dialogia, por meio de sua editoria, convida pesquisadoras e pesquisadores a enviarem artigos científicos sobre contextos teóricos e empíricos a respeito desta temática, com vistas a traçar o perfil sobre esta realidade, propiciando-nos a refletir, problematizar e a vislumbrar caminhos para a superação dos desafios emergentes e evidenciados pelas demandas pessoais e coletivas. Cientes da complexidade do fenômeno da violência, esse desafio coloca-se na perspectiva de identificar as tramas, os fios e as redes que envolvem esse tema, possibilitando-nos ampliar a sua compreensão, especialmente no que diz respeito às formas de violências que envolvem a escola, seus protagonistas e seu entorno.


Editoras:
Rosiley Aparecida Teixeira
Adriana Aparecida de Lima Terçariol

 
Publicado: 2019-03-01
 

Chamada de Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola

 

Dialogia n. 33 (set./dez. 2019)

Submissões até: até 30 de abril 2019
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de Dialogia
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

A Coordenação Pedagógica faz parte de uma equipe gestora, cujo compromisso coletivo expressa-se, em linhas gerais, pela busca por processos e resultados educacionais, cada vez mais significativos, seja no âmbito quantitativo, seja no âmbito qualitativo da Educação. Do coordenador pedagógico, espera-se que seu olhar e sua atuação estendam-se de uma perspectiva micro da sala de aula, para uma perspectiva macro da escola e do sistema educacional. Para a publicação do número 33 da Revista Dialogia, este Dossiê apresenta como principal finalidade oportunizar o diálogo sobre esta temática, A Coordenação Pedagógica na Escola, função ainda em processo de construção identitária. 
Sabe-se que o(a) coordenador(a) pedagógico(a) está inserido(a) num ambiente marcado por diversas práticas: institucionais, administrativas, direcionadas à formação docente, gestão do tempo e do espaço escolar, relacionamentos sociais e comunicação interpessoal na sala de aula e fora dela, dentre muitas outras atribuídas, oficialmente ou não, à sua função pedagógica. Com o propósito de aprofundamento temático, este dossiê convida pesquisadoras e pesquisadores para o envio de artigos científicos, que apresentem reflexões acerca dos aspectos teóricos e práticos relativos ao trabalho de Coordenação Pedagógica, particularmente no âmbito da Educação Básica.


Editoras: 
Rosiley Aparecida Teixeira
Adriana Aparecida de Lima Terçariol


 
Publicado: 2019-03-01
 
Outras notícias...

n. 30 (2018): Educação e Literatura

(set./dez.2018)

Sumário

Editorial

 
PDF
9-10

Entrevista

 
PDF
13-17

Dossiê Temático: Educação e Literatura

Cristiano Perius
PDF
19-34
Eliane Santana Dias Debus, José Carlos dos Santos Debus
PDF
35-46
Júlio de Souza Vale Neto, Lara Silva Perussi Bertão, Nayra Mikie Dias Kikuchi
PDF
47-58
Carla Beatriz Meinerz, Fernanda Amorin Golembiewski, Raisa da Silva Oyarzabal
PDF
59-70
Nubea Rodrigues Xavier, Magda Sarat
PDF
71-83

Artigos

Flavia Iuspa
PDF
85-100
Denise Stefanoni Combinato
PDF
101-110
Luciana Pacheco Marques, Gabriela Silveira Meireles
PDF
111-119
Priscilla Pantoja do Nascimento Brandão, Ângela do Céu Ubaiara Brito
PDF
121-132
Nonato Assis de Miranda, Mateus Reis Santos, Arcy Pires Piagetti Junior
PDF
133-146
Adriana Salete Loss
PDF
147-156
Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Iracema Campos Cusati, Kleber Ferreira Costa
PDF
157-168

Resenhas

Eudite Fernandes Carneiro
PDF
171-173

Revista Completa

 
PDF
1-178