Dialogia

Dialogia é uma publicação científica quadrimestral do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho. Propõe-se  a debater e divulgar os temas relativos a práticas educacionais e ao pensamento pedagógico, especialmente os que resultam de pesquisas realizadas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, nacionais e estrangeiros. A Revista publica textos que contemplam aportes teóricos e metodológicos para a área educacional, na forma de dossiês temáticos, artigos originais, relatórios de pesquisa, ensaios e resenhas críticas. Os seus destinatários são, prioritariamente, professores, pesquisadores, estudantes e todo o público que, direta ou indiretamente, mantêm interesse nas questões educacionais. Dialogia está avaliada pelo QUALIS-CAPES como B1 em ensino e B2 em educação.


Além da língua oficial da Revista, o português, os textos poderão ser submetidos e publicados nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano.

As submissões dos artigos, ensaios, relatos de pesquisas e resenhas deverão ser realizadas, exclusiva e impreterivelmente, pelo portal da revista.

Dialogia está registrada num amplo e qualificado conjunto de bases de dados, nacionais e estrangeiras, de grande alcance, repercussão e credibilidade acadêmico-científica, sendo permitida a publicação integral de cada edição.

 

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Notícias

 

Chamada de Dossiê Temático: Violências na Escola

 

Dialogia n. 32 (maio. /ago. 2019)

Submissões até:  15 de abril 2019
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de Dialogia
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol


 Considerando a escola como um micro-universo da realidade geral, verifica-se que os conflitos e violências presentes na sociedade tornam-se parte do contexto escolar, materializando-se nas experiências dos(as) professores(as), dos(as) estudantes, da equipe gestora, bem como da comunidade, na qual a escola está inserida. Essa situação implica que sejam adotados, nesse ambiente, encaminhamentos e estratégias específicas para a problematização e enfrentamento da cultura da violência, de forma que a missão central da Educação, qual seja, o processo de ensino e aprendizagem, ocorra de forma mais efetiva e harmoniosa. Nessa perspectiva, para a publicação do número 32 da Revista Dialogia, neste Dossiê, busca-se revisitar o debate sobre as múltiplas expressões das "Violências na Escola".
 Para tanto, a Dialogia, por meio de sua editoria, convida pesquisadoras e pesquisadores a enviarem artigos científicos sobre contextos teóricos e empíricos a respeito desta temática, com vistas a traçar o perfil sobre esta realidade, propiciando-nos a refletir, problematizar e a vislumbrar caminhos para a superação dos desafios emergentes e evidenciados pelas demandas pessoais e coletivas. Cientes da complexidade do fenômeno da violência, esse desafio coloca-se na perspectiva de identificar as tramas, os fios e as redes que envolvem esse tema, possibilitando-nos ampliar a sua compreensão, especialmente no que diz respeito às formas de violências que envolvem a escola, seus protagonistas e seu entorno.


Editoras:
Rosiley Aparecida Teixeira
Adriana Aparecida de Lima Terçariol

 
Publicado: 2019-03-01
 

Chamada de Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola

 

Dialogia n. 33 (set./dez. 2019)

Submissões até: até 30 de abril 2019
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de Dialogia
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

A Coordenação Pedagógica faz parte de uma equipe gestora, cujo compromisso coletivo expressa-se, em linhas gerais, pela busca por processos e resultados educacionais, cada vez mais significativos, seja no âmbito quantitativo, seja no âmbito qualitativo da Educação. Do coordenador pedagógico, espera-se que seu olhar e sua atuação estendam-se de uma perspectiva micro da sala de aula, para uma perspectiva macro da escola e do sistema educacional. Para a publicação do número 33 da Revista Dialogia, este Dossiê apresenta como principal finalidade oportunizar o diálogo sobre esta temática, A Coordenação Pedagógica na Escola, função ainda em processo de construção identitária. 
Sabe-se que o(a) coordenador(a) pedagógico(a) está inserido(a) num ambiente marcado por diversas práticas: institucionais, administrativas, direcionadas à formação docente, gestão do tempo e do espaço escolar, relacionamentos sociais e comunicação interpessoal na sala de aula e fora dela, dentre muitas outras atribuídas, oficialmente ou não, à sua função pedagógica. Com o propósito de aprofundamento temático, este dossiê convida pesquisadoras e pesquisadores para o envio de artigos científicos, que apresentem reflexões acerca dos aspectos teóricos e práticos relativos ao trabalho de Coordenação Pedagógica, particularmente no âmbito da Educação Básica.


Editoras: 
Rosiley Aparecida Teixeira
Adriana Aparecida de Lima Terçariol


 
Publicado: 2019-03-01
 
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Dialogia n.31

Sumário

Editorial

 
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9-11

Entrevista

 
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15-17

Dossiê Temático: Educação Infantil, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas

Diego Barrios Díaz, Maria Carmen Tacca
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21-31
Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Cristiano Rogério Alcântara, Maria Carmen Silveira Barbosa
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33-43
Marcio Antonio Raiol Santos, Humberto Pereira
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45-56
Luís Henrique dos Santos Barcellos, Julio Cesar Torres
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57-65
Adreana Dulcina Platt, Marta Regina Furlan de Oliveira
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67-77
Raquel Garcia Braga de Lima, Rita de Cássia Pereira Lima
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79-90
Maria Nilceia de Andrade Vieira, Valdete Côco
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91-100
Edna Cristina do Prado, Idnelma Lima da Rocha
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101-110
Máira Cristina Rodrigues, Ana Maria Esteves Bortolanza
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11-119

Artigos

Victor Hugo Oliveira Magalhães, Carla Janaína Figueredo
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123-132
Jemina de Araújo Moraes Andrade, Miquelly Pastana Tito Sanches, Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões
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133-143
Franz Lopes, Mário Luiz Ferrari Nunes
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145-153
Sonia Maria Haracemiv, Ana Maria Soek, Emanuelle Milek
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155-164
Aline Diesel, Silvana Neumann Martins, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
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165-178
Raquel Rodrigues de Lima Simas, Marilda Aparecida Behrens
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179-186
Ana Paula Moreira de Sousa, Renata Machado de Assis
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187-195
Ana Cristina Moraes, Andrea Sales Braga Moura
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197-206

Resenhas

Débora de Freitas Ramos
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209-210