Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Dialogia é uma publicação científica da área de Educação que se propõe a criar espaços para debater temas que versem sobre educação e assuntos específicos de Pedagogia e das licenciaturas em Ciências Biológicas, Educação Física, Estudos Sociais (Geografia ou História), Letras (Português/Inglês) e Matemática.

 

Políticas de Seção

Dossiê Temático: Educação e Literatura

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Educação e Artes

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Licenciaturas e Educação Básica

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos temáticos: Formação de professores

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê temático - O ensino de filosofia

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Educação Infantil e formação de professores

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Gestão Democrática e Educação Básica

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dôssie Temático: Currículo e Educação Básica

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Pesquisa e Intervenção na Educação Básica Brasileira

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Ensino Médio: diagnósticos, desafios e propostas II

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Metodologias Inovadoras na Educação Básica

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: TICs e a Educação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Leitura e escrita na Educação Básica

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Educação e Multiculturalismo

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Educação Infantil, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Periodicidade

Dialogia é uma publicação científica quadrimestral.

  • Primeiro quadrimestre, jan./abr., limite para publicar a edição 30 abril.
  • Segundo quadrimestre, maio/ago., limite para publicar a edição 31 agosto.
  • Terceiro quadrimestre, set./dez., limite para publicar a edição 30 setembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Este periódico disponibiliza acesso livre “open access” a todo o seu conteúdo, podendo os artigos serem lidos, descarregados, copiados, distribuídos, impressos e/ou pesquisados.

A submissão de artigos à Revista DIALOGIA não implica quaisquer custos para os autores. Toda a submissão é gratuita tendo os autores a obrigação de cumprir as normas da revista tal como o código de ética.

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Código ético de conduta

1. Deveres e responsabilidades gerais dos Editores: 

Os editores serão, em última  instância, responsáveis pelos artigos publicados na DIALOGIA, Revista Científica.

Na sua atividade editorial constituem seus deveres fundamentais:

• atender às necessidades dos leitores a quem se destina a revista e dos autores que nela publicam;

• contribuir para melhorar, constantemente, a qualidade da revista;

• garantir a qualidade científica dos artigos que são publicados;

• garantir, permanentemente, a liberdade de expressão, independentemente de credos, posições políticas, ideológicas e académicas;

• tendo em consideração que a DIALOGIA é uma revista científica da área da Educação,  constitui dever dos editores contribuir para a manutenção da linha académica para a qual a DIALOGIA está vocacionada;

• impedir desvios no que se refere aos padrões intelectuais;

• sempre que necessário, os editores estarão dispostos a publicar correções, esclarecimentos, retratações e apresentar, sempre que necessário, pedidos de desculpa aos autores e ou aos leitores. 

2. Relações com os leitores

A DIALOGIA, Revista Científica, tornará público aos seus leitores as origens dos financiamentos, sempre que alguma pesquisa publicada tenha sido financiada por alguma instituição ou agência de fomento e qual o papel das respetivas agências e ou instituições nas referidas pesquisas.

3. Relações com autores

Os editores tomarão todas as medidas razoáveis para garantir a qualidade dos artigos ou outro material que publicam, tendo em consideração os objetivos e padrões das seções que constituem a revista.

As decisões dos editores no que diz respeito à aceitação ou rejeição de um artigo para publicação serão baseadas na originalidade, finalidade, relevância do estudo em função dos objetivos académicos da revista.

O processo de revisão por pares consta das  normas de publicação de artigos, dossiês temáticos, resenhas críticas e os editores estarão sempre dispostos a justificar qualquer desvio que possa surgir relativamente aos processos de revisão descritos nas normas.

Os autores dos artigos, submetidos à DIALOGIA, Revista Científica, poderão, sempre que o entenderem, manifestar-se contra as decisões editoriais, em carta dirigida aos editores. Os editores responderão, obrigatória e justificadamente às solicitações dos autores.

Os editores publicarão as orientações aos autores no que diz respeito à originalidade, cientificidade  do material a publicar, tal como as normas que deverão seguir para a submissão dos seus artigos.

As orientações aos autores serão atualizadas com regularidade e, necessariamente, estarão vinculadas ao presente código ético de conduta.

Os editores não tomarão a decisão de publicar artigos cuja avaliação por pares tenha sido negativa;

No caso de alteração de editores da DIALOGIA, Revista Científica, a política editorial não se alterará, a não ser que sejam identificados erros cometidos pelos editores anteriores.

4. Relações com os revisores

Os editores publicarão orientações aos colaboradores no que diz respeito às normas seguidas pela revista, à revisão por pares e à sua responsabilidade científica tendo em vista a manutenção da qualidade académica dos artigos a publicar. Estas orientações serão atualizadas regularmente e estarão, necessariamente, vinculadas a este código.

Os editores garantem o sigilo em relação à identidade dos revisores e dos autores dos artigos a não ser que o sistema de revisão possa, em determinados casos, ser aberto, o que será comunicado aos autores e revisores.

5. O processo de revisão por pares

Os editores garantem a confidencialidade  do material enviado para publicação na DIALOGIA, Revista Científica, durante o processo de análise pelos revisores.

6. Reclamações

Os editores garantem que todos os autores têm direito a apresentar as suas reclamações aos editores, sempre que o julguem necessário e oportuno.

Os editores responderão, prontamente, às reclamações e garantirão o direito de resposta aos autores. O processo de reclamação será efetuado por carta dirigida aos editores e os autores poderão exigir a reavaliação dos seus artigos no caso de discordância relativamente ao resultado da primeira avaliação. Estas diretrizes  constam das normas aos autores, publicadas na Revista.

7. Incentivo ao  debate

A DIALOGIA, Revista Científica, privilegia o debate democrático e, por isso, garante a possibilidade de crítica em relação aos trabalhos publicados. Compete aos editores decidir se as críticas apresentadas são ajustadas, fundamentadas e convincentes.

Os autores terão a oportunidade de responder às críticas respeitantes ao seus artigos.

8. Incentivo à Integridade acadêmica  

Os editores garantem que o material de pesquisa publicado está em conformidade com as diretrizes éticas internacionalmente aceites. Garantem, também, que as pesquisas que envolvam aspetos relacionados com os direitos humanos só serão publicadas após um parecer favorável do comité de ética da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

9. Proteção de dados individuais

Os editores garantem a proteção da confidencialidade da informação individual. Não divulgarão, por exemplo, a identidade dos sujeitos de pesquisa e dados pessoais no caso de pesquisas empíricas. Exigirá dos autores dos artigos de pesquisas empíricas a garantia de que os sujeitos de pesquisa manifestaram o seu  consentimento, por escrito, de participação na pesquisa.

Tendo em consideração que a DIALOGIA, Revista Científica, é uma publicação da área da educação, os editores aceitarão todos os artigos de pesquisa empírica sem o consentimento dos sujeitos de pesquisa desde que a publicação dos referidos artigos não fira a dignidade dos sujeitos envolvidos.

10. Procedimentos relativos a condutas antiéticas

Os editores seguem as normas internacionais relativas aos trabalhos plagiados. Rejeitam, em absoluto, todas as formas de plágio e só publicarão artigos com a garantia, por parte dos autores, da originalidade dos seus trabalhos.

Os editores estarão atentos aos processos de autoplágio e farão, sempre que julguem oportuno, recomendações aos autores.

No caso de algum autor apresentar à DIALOGIA, Revista Científica, um trabalho total ou parcialmente plagiado, ser-lhe-á vedado, definitivamente, o acesso à possibilidade de publicação.  Esta diretiva será, obrigatoriamente, transmitida aos autores e ser-lhes-á garantido o direito de resposta.

Os editores farão todos os esforços para garantir que as pesquisas publicadas foram conduzidas de acordo com as normas éticas de pesquisa científica definidas pelos organismos internacionais.

11. Garantia de integridade do registro acadêmico

Os editores garantem que, no caso de publicação de trabalhos com imprecisões significativas ou afirmações distorcidas ou enganosas, procederão à sua correção dando-lhe o destaque adequado tendo em vista a reposição do rigor e verdade científicos e por respeito aos leitores da revista.

Os editores garantem que transmitirão às redes em que a DIALOGIA, Revista Científica, esteja indexada todas as informações relativas a trabalhos que, eventualmente, possam ter sido publicados com imprecisões ou afirmações distorcidas ou enganosas.

A DIALOGIA, Revista Científica, seguirá as suas normas e política editoriais não se desviando dos seus objetivos prioritários: fomentar a pesquisa na área da educação e contribuir para o debate democrático a nível nacional e internacional sobre todas as temáticas relacionadas com a educação pressionando, por meio das pesquisas que divulga, a melhoria das práticas educacionais.

12. Independência editorial

Os editores da DIALOGIA, Revista Científica regem-se pelos princípios de democraticidade, garantindo a divulgação de trabalhos científicos baseados no rigor, qualidade científica e originalidade, independentemente das opções políticas e ideológicas dos seus autores. Os editores seguirão e cumprirão o princípio de independência editorial.

13. Relações dos Editores com o Conselho Editorial

O Conselho Editorial da DIALOGIA, Revista Científica, é constituído por membros de reconhecido mérito académico, pertencentes a instituições de educação superior nacionais e internacionais. Neste sentido, os editores garantem que procederão à consulta do conselho editorial e terão em consideração as suas críticas, comentários e propostas, tendo em vista a melhoria da qualidade científica da revista. Esta consulta será feita anualmente.

14. Conflitos de interesses

Os conflitos que, eventualmente, possam surgir entre editores, autores, revisores e leitores e que não possam ser solucionados, apenas, com a intervenção dos editores, serão solucionados, por uma comissão que terá a participação do Diretor do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) ao qual pertence a revista. Esta comissão, após avaliação e decisão, elaborará uma resposta que será transmitida aos interessados.

15. Cumprimento do Código de Ética

Os Editores farão todos os esforços no sentido do cumprimento do presente código de ética que, após a sua publicitação, entrará imediatamente em vigor.


Deveres do Publisher

 Estamos empenhados em garantir que a obtenção de verbas de publicidade, reimpressão ou outra receita comercial não tem qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais.

Os nossos artigos são revisados para garantir a qualidade das publicações científicas e também somos usuários dp CopySpider (software para identificação de plágio).

Esta Política de Ética é baseada em recomendações do COPE Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revistas


Os Editores

DIALOGIA, Revista Científica

Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE)

Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

São Paulo

DIALOGIA, Scientific Journal

SSN - 1677-1303 / 1983-9294

http://www.uninove.br/revistadialogia

 

Dialogia is a bi-annual scientific publication of the Master’s Degree Program in Management and Educational Practices (PROGEPE) at the University Nove de Julho (UNINOVE)

 

ETHICAL CODE OF CONDUCT

 

1. General duties and responsibilities of editors:

 

The editors will be ultimately responsible for the articles published in DIALOGIA, Scientific Journal.

In his editorial activity constitute its fundamental duties:

• strive to meet the needs of readers and;

• contribute to constantly improve the Scientific Journal;

• ensure the quality of articles that are published;

• ensure permanently, freedom of expression, regardless of creeds, political, ideological and academic positions;

• Given that the DIALOGIA is a scientific journal in the field of education, it is the duty of editors contributes to maintaining the academic line for which the DIALOGIA is dedicated;

• prevent deviations with regard to intellectual standards;

• whenever necessary, the editors will always be willing to publish corrections, clarifications, retractions and introduce, when appropriate, apologies to the authors and/or readers.

 

2. Relations with readers

 

DIALOGIA, Scientific Journal will make public its readers the sources of financing, whenever some published research has been funded by any institution and/or funding agency and the role of the respective agencies and institutions in those researches.

 

3. Relations with authors

 

Editors should take all reasonable steps to ensure the quality of the articles or other material published, recognising that journals and sections within journals have different aims and standards.

Editors’ decisions to accept or reject a paper for publication should be based only on the paper’s importance, originality and clarity, purpose and the study’s relevance to the remit of the journal.

The peer review processes are set in the rules of publication of articles, thematic dossiers, critical reviews and the editors will always be willing to justify any deviations that may arise regarding to the review process described in the standards.

The authors of the articles submitted to DIALOGIA, Scientific Journal may, whenever they wish, manifest itself against editorial decisions in a letter to the editors. The editors will respond, promptly and justified to complaints.

Editors will publish guidelines to authors concerning originality, scientific theories of the material to be published, such as the rules that should be followed for the submission of their articles.

The guidelines to authors will be regularly updated and will be necessarily linked to the present ethical code of conduct.

The editors will not take the decision to publish articles whose peer review has been negative;

Where there is a change of editors of DIALOGIA, Scientific Journal the editorial policy will not change, unless they were identified mistakes made by previous editors.

 

4. Relations with the reviewers

 

The editors will publish guidelines to employees as regards standards followed by the scientific journal, peer review and scientific responsibility in order to maintain the academic quality of articles to be published. These guidelines are updated regularly and are necessarily linked to this code.

The editors guarantee the confidentiality of reviewers and authors individual information unless they have an open review system that is declared to authors and reviewers.

 

5. The peer-review process

 

Editors will ensure that material submitted to DIALOGIA, Scientific Journal remains confidential while under review.

 

6. Complaints

 

The editors ensure that all authors have the right to submit their complaints to the editors, whenever deem necessary and appropriate.

The editors will respond promptly to author’s complaints and should ensure them right of reply. In case of disagreement concerning the result of the first evaluation, authors my complaint directly to editors by letter and may require reevaluation of their articles. These guidelines shall be published in norms for authors.

 

7. Encouraging debate

 

DIALOGIA, Scientific Journal emphasizes the democratic debate and therefore guarantees the possibility of criticism to published works. It is up to the editors to decide whether criticised material is adjusted, reasoned and convincing.

The authors of criticised material will have the opportunity to respond.

 

8. Encouraging academic integrity

 

The editors ensure that research material they publish are in accordance with the internationally accept ethical guidelines. They also ensure that research involving related aspects with human rights will only be published after a favourable opinion by the Ethics Committee of the Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

 

9. Individual data protection

 

The editors ensure the protection of confidentiality of individual information. The editors will not disclose, for example, the identity of research subjects and personal data in the case of empirical research. The editors will require to the authors of the articles of empirical research the guarantee that the research subjects have given their written consent to participate in the research.

Considering that DIALOGIA, Scientific Journal is a publication in the field of education, the editors will accept all empirical research articles without explicit consent of research subject, as long as does not affect the publication of the articles  or the dignity of the subjects involved.

 

10. Procedures to ethical misconduct

 

The editors follow the international standards about plagiarized work. The editors totally reject all forms of plagiarism and will only publish articles with the guarantee by their authors, of the originality of his works.

If some author submits to DIALOGIA, Scientific Journal a partially or wholly work plagiarized, will be definitely excluded access to the possibility of publication.  It is obligator to transmit this policy to the authors and it will be guarantee the right to reply.

The editors will make all reasonable efforts to ensure that published polls were conducted in accordance with the ethical standards of scientific research as defined by international organisms.

 

11. Integrity of the academic record assurance

 

The editors ensure that, whenever it is recognised that a significant inaccuracy, misleading statement or distorted report has been published, it must be corrected promptly and with due prominence, in order to replace the accuracy and scientific truth and for respect to the journal readers.

The editors ensure that shall transmit, to networks in which DIALOGIA, Scientific Journal is indexed, all information relating to works that eventually may have been published with inaccuracies or distorted or misleading statements.

DIALOGIA, Scientific Journal will follow its rules, guidelines and editorial policies, not deviate from is priority objectives: promoting education field research and contribute to the democratic debate at both national and international levels on all the thematic related to the education, pressuring through disseminated scientific research, the improvement of educational practices.

 

12. Editorial independence

 

The editors of DIALOGIA, Scientific Journal are governed by the principles of democracy, ensuring the dissemination of scientific papers based on rigor, scientific quality and originality, regardless of the political and ideological options of their authors. The editors will follow and comply with the principle of editorial independence.

 

13. Relationship between publishers and Editorial Board

 

The Editorial Board of DIALOGIA, Scientific Journal consists by both national and international recognized merit academic members, belonging to institutions of higher education. Therefore, the editors ensure that they will consult the editorial board and will take into account their criticisms, comments and proposals with the aim to improve the scientific quality of the magazine. This query will be made annually.

 

 14. Conflicts of interest

 

The conflicts that eventually may arise between editors, authors, reviewers, and readers and which cannot be solved only with the intervention of editors will be solved, by a Committee that will have the participation of the Director of the Master’s Degree Program in Management and Educational Practices (PROGEPE) which belongs to the journal. This Committee, after evaluation and decision, will draw up a response that will be transmitted to the interested parties.

 

15. Compliance with the ethical code

 

The editors will make every effort to comply with this ethical code which, after their publication, will come into force immediately.

 

 

The Editors

 

DIALOGIA, Scientific Journal of

Master’s Degree Program in Management and Educational Practices (PROGEPE)

Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

São Paulo

July 2014

 

 

 

 

Taxa de Processamento de Artigos

A revista Dialogia não cobra qualquer tipo de taxa dos autores para:
  • Submissão
  • Avaliação 
  • Publicação

 

Processo de Avaliação por Pares

As colaborações submetidas à Dialogia são avaliadas tendo em vista, em especial, rigor metodológico, gramatical, redacional, grau de originalidade e autoria, criatividade,   assim como  alinhamento em relação ao foco da revista.
 
Todos os artigos submetidos à revista passam pela verificação do programa CopySpider.  Trata-se de um software аnti-plágio (detector de plágio).
 
Quando o trabalho submetido não for adequado à política editorial da Revista, será arquivado e a decisão será comunicada aos autores.
 
Caso seja verificada a pertinência do trabalho enviado, a avaliação prossegue no sistema de revisão por pares duplo-cego (processo de peer review) a cargo dos parecerias ad hoc– especialistas designados em função do tema do artigo. Os pareceristas são, preferencialmente,  professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras.
 
Para publicação é necessária dupla aprovação. Havendo divergência entre os pareceres, os textos serão encaminhados a um terceiro parecerista. 
 
Os pareceristas podem aceitar o artigo, solicitar revisões ou rejeitá-lo. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é arquivado. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte.
Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo. Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado.
 
 Cabe aos editores a decisão sobre a edição onde o artigo será publicado.
 

 

Política Anti-plágio

Todos os artigos encaminhados à Dialogia passarão pela verificação do programa CopySpider (software detector de plágio).
A Revista segue as normas internacionais relativas aos trabalhos plagiados. Rejeita, em absoluto, todas as formas de plágio e só publica artigos com a garantia, por parte dos autores, da originalidade dos seus trabalhos.
Os editores estarão atentos aos processos de autoplágio e farão, sempre que julguem oportuno, recomendações aos autores.
No caso de algum autor apresentar à Dialogia um trabalho total ou parcialmente plagiado, ser-lhe-á vedado, definitivamente, o acesso à possibilidade de publicação.  Esta diretiva será, obrigatoriamente, transmitida aos autores e ser-lhes-á garantido o direito de resposta.
 

 

Preservação Digital

A revista Dialogia  se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Utilizamos o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes permitindo  às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.