Entre margens: Guimarães Rosa na sala de aula

Júlio de Souza Vale Neto, Lara Silva Perussi Bertão, Nayra Mikie Dias Kikuchi

Resumo


Este artigo propõe uma abordagem didática para “A Terceira Margem do Rio”, um dos mais famosos contos de Guimarães Rosa. Neste contexto, sugerem-se alguns aspectos para a sua abordagem no Ensino Médio, bem como algumas possíveis atividades de avaliação. Baseado em diferentes fontes teóricas - que combinam documentos oficiais como os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e as OCEM (Orientações Curriculares para o Ensino Médio), alguns estudiosos do ensino de literatura como Vincent Jouve e diferentes trabalhos críticos sobre “A Terceira Margem do Rio” - , o texto pretende destacar a importância da literatura na escola, na qual o professor desempenha um papel específico e mesmo crucial.

Palavras-chave


Literatura. Ensino. Conto. Guimarães Rosa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.10626

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Dialogia

ISSN da versão online: 1983-9294
ISSN da versão impressa: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br