O Ensino de Estratégias de Leitura Mediado por Recursos Educacionais Digitais

Aline Diesel, Silvana Neumann Martins, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Resumo


Este trabalho, de abordagem qualitativa, seguindo pressupostos da pesquisa-ação, teve como objetivo verificar as contribuições do ensino de estratégias de compreensão leitora mediado por recursos educacionais digitais. O aporte teórico é baseado na abordagem de estratégia de leitura preconizada por Solé (1998). A pesquisa foi desenvolvida numa escola de Ensino Fundamental da rede municipal de Marques de Souza/RS. Os sujeitos são os professores de Língua Portuguesa e os alunos de 5º e 8º ano da referida escola. Como instrumento de coleta de dados, fez-se uso do diário de campo da pesquisadora, que desenvolveu as atividades, e das professoras titulares da turma. A partir da prática desenvolvida, pôde-se evidenciar que a metodologia ativa peer instruction favorece significativamente o aprimoramento das estratégias de leitura dos alunos, especialmente a estratégia da inferenciação.

Palavras-chave


Estratégias de compreensão leitora. Recursos educacionais digitais. Metodologias ativas de ensino. Peer instruction.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, E. V. D. Estratégias de leitura e a (re)significação de uma prática de leitura. 2008. 110 f. Mestrado em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

ARAÚJO, I. S.; MAZUR, E. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 2, p. 362-384, ago. 2013.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Rio de Janeiro: Plátano Editora, 2003.

BRASIL. PROVA BRASIL – Boletim de Desempenho da escola. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2013.

DIESEL, A.; MARCHESAN, M.; MARTINS, S. N. Metodologias ativas de ensino na sala de aula: um olhar de docentes da educação profissional técnica de nível médio. Revista Signos, Lajeado, ano 37, n. 1, 2016.

DIESEL, A.; MARTINS, S. N.; FORNECK, K. L.; SILVA, J. S.; STROHCHOEN, A. A. G. Impacto de jogos digitais no desenvolvimento da compreensão leitora em alunos de 8º ano do Ensino Fundamental. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Curitiba-PR: Editora PUCPR, 2015. p. 38702-38708.

FORNECK, K. et al. Um click na leitura: objetos virtuais de compreensão textual. Lajeado: Ed. da Univates, 2015, e-book. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2018.

GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. Estratégias de Leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: MENIN, Ana Maria da C. S. et al. Ler e Compreender: estratégias de leitura. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2010.

KLEIMANN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: UNICAMP, 2002.

MARTINS, S. N.; DIESEL, A.; SCHUCK, R. J.; RIBEIRO, I. W. Influência das tecnologias digitais de informação e comunicação nas orientações de trabalhos de conclusão em programas de pós-graduação em ensino. Tecnologia Educacional, n. 210, p. 75-85, jul./set. 2015.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2015.

PORTO, C. C. R. F.. Práticas de Ensino de Compreensão de Leitura e Conhecimentos de Alunos do Último Ano do Ensino Fundamental I. 2011. 220 f. Mestrado Acadêmico em Educação. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 01 jun. 2011.

REVISTA ISTO É. São Paulo, edição 2429, 24 de junho de 2016.

RIOLFI, C. et al. Ensino de língua portuguesa. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SACRISTÁN, J. G. A educação que ainda é possível: ensaios sobre uma cultura para a educação. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SOLE, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2004.




DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.8660

Direitos autorais 2019 Dialogia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Dialogia

ISSN da versão online: 1983-9294
ISSN da versão impressa: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br