Diversidade e Multiculturalismo: formação docente necessária à Educação de Jovens e Adultos

Sonia Maria Haracemiv, Ana Maria Soek, Emanuelle Milek

Resumo


A intenção é possibilitar a reflexão sobre a formação do educador que irá atuar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com vistas a Educação para diversidade, multiculturalismo e solidariedade nas questões relativas aos processos educativos, (re) escolarização e ensino-aprendizagem dos chamados “coletivos diversos”. Não há mais como negar a diversidade presente nas escolas de EJA. A questão é problematizar a partir dessa multiculturalidade e dos conhecimentos que esses educandos trazem consigo, como a escola de EJA poderá possibilitar essa construção de novos saberes, possibilitando ir “além”, possibilitando um novo “vir a ser,” educar para visibilizar o que está escondido, educar para o que ainda não é, educar dar voz e vez as multiplas culturas e as diversidades, educar para o ser mais como propunha Paulo Freire. Partindo desse presuposto, realiza-se uma revisão literária nas obras de Freire, com vistas a singularidade, solidariedade, diversidade e multiculturalidade presente na EJA.

Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos. Formação docente/educador. Solidariedade. Diversidade. Multiculturalismo.

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.8675

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