Chamada de Dossiê Temático: PEDAGOGIA SOCIAL

Os processos de formação do sujeito ocorrem nos espaços de convivência e aprendizado social - na família, no trabalho, nos movimentos populares, nos círculos sociais, nas organizações...Problemas e conflitos sociais constituem oportunidades de aprendizagem, gerando práxis pedagógicas que, usadas de forma sistêmica, caracterizam-se como tecnologias sociais de grande relevância para toda e qualquer instituição social. É assim que a Pedagogia Social constitui uma teoria geral da educação social.
EccoS, Revista Científica, convida pesquisadores e estudiosos em Educação e áreas afins, do Brasil e do exterior, a oferecer trabalhos originais na forma de artigos, ensaios e relatos de pesquisa para compor o Dossiê Temático intitulado “Pedagogia Social”. O objetivo é oferecer uma visão sistêmica dos desafios teóricos e metodológicos que se apresentam ao campo da Pedagogia Social, enfrentados em contextos diversos por meio de práticas ora de Educação Popular, ora de Educação Social, ora ainda de Educação Comunitária.
Sugerimos os seguintes eixos de abordagem, a saber:
1. Gestão e organização de espaços e políticas públicas educacionais.
2. Educação, prevenção e mediação quanto a drogas, bullying e violência escolar.
3. Pedagogia Social e formação de educadores.
5. Contribuições da Pedagogia Social para os diversos campos da atividade humana.
6. Epistemologia da Pedagogia Social.

Coordenação editorial:
- Profº Dr. Roberto da Silva
- Profº Dr. João Clemente de Souza Neto
- Profª Dra. Elaine T. Dal Mas Dias

Saudações editoriais,
Eduardo Santos
Manuel Tavares


CALL OF PAPERS


THEMATIC DOSSIER: SOCIAL PEDAGOGY

Submissions until: February 10, 2019


The processes of individual constitution occur in coexistence and social learning environments – with the family, at work, in popular movements, in social groups, at organizations... Social problems and disagreements
engender learning opportunities resulting in pedagogical praxis, which are identified as social technologies of great relevance for any institution, if used in a systemic way. Therefore, Social Pedagogy consists of a general
theory in Social Education. EccoS Journal invites Education and related areas researchers and scholars,
from Brazil and other countries, to submit original research papers, essays and reports to compose a Thematic Dossier called “Social Pedagogy”. The objective is to present a systemic view of theoretical and methodological
challenges that belong to Social Pedagogy field, facing several contexts through Popular, Social or Community Education practices.

We suggest the following tracks:

1. Management and organization of places and educational public policies.
2. Education, prevention and mediation about drugs, bullying and school
violence.
3. Social Pedagogy and education process.
5. Social Pedagogy contributions to several areas of human activity.
6. Social Pedagogy epistemology.


Organization:
Dr Roberto da Silva
Dr João Clemente de Souza Neto
Dr Elaine T. Dal Mas Dias