Linguagem, estética e ensino: notas para estudo

Humberto Pereira da Silva

Resumo


Wittgenstein é conhecido principalmente por suas contribuições no estudo da lógica e da filosofia da linguagem. Sobre esses temas, mais recentemente, há estudos que exploram suas idéias para a análise da linguagem em educação. O que se pretende com este artigo é explorar a linha de estudos a respeito da análise de tal linguagem em sua articulação com o ensino em matéria de arte. É importante destacar, no entanto, que a estética não ocupa um lugar especial no conjunto da obra de Wittgenstein. Assim, o que se tem em vista é mostrar, igualmente, como a estética se articula com a linguagem, segundo o filósofo austríaco, e, conseqüentemente, que problemas aparecem no ensino em matéria de arte – em documentos como o dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Palavras-chave


Arte. Ensino. Estética. Linguagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1086

Direitos autorais



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

EccoS – Revista Científica
ISSN da versão online: 1983-9278
ISSN da versão impressa: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br