Avaliação da aprendizagem na educação a distância: análise da prática, para início de conversa

Joana Paulin Romanowski

Resumo


A educação a distância, na atualidade, inaugura uma nova alternativa de ampliação do ensino superior. Este artigo focaliza a avaliação de aprendizagem nessa modalidade de educação. Toma como referência práticas de avaliação realizadas em um curso de graduação com o objetivo de examinar e analisar essas práticas, tendo como base problemas e conflitos resultantes da relação entre a proposta expressa no projeto do curso e sua efetivação. Compreende a avaliação como processo articulado entre conteúdo, forma e objetivos de ensino em que professores e alunos geram alternativas para os problemas oriundos da prática pedagógica. Essa análise destaca que o processo de avaliação não se restringe à melhoria dos instrumentos e procedimentos, mas busca entender as implicações decorrentes dessa prática. Assim, a avaliação põe em pauta o debate sobre a finalidade da educação superior, especificamente na modalidade educação a distância.

Palavras-chave


Avaliação da aprendizagem. Educação a distância. Ensino superior. Prática pedagógica.

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DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v10i2.1360

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