Os profissionais da educação e as relações com a comunidade escolar: aprendizagens no processo de qualificação da escola mediado pela avaliação institucional

Mara Regina Lemes Sordi, Menga Ludke

Resumo


O diálogo entre profissionais da educação e os múltiplos atores envolvidos nas redes públicas de ensino é considerado indispensável para a qualificação da escola. Esse intercâmbio se desenvolve de modo mais concreto, quando subsidiado por evidências produzidas em processos de avaliação institucional participativo. Destaca-se que a avaliação da qualidade do projeto pedagógico da escola beneficia-se quando profissionais de educação utilizam recursos da investigação, apreendidos em seus processos de formação, como estratégias que qualificam o olhar para a realidade escolar com a devida inclusão das perspectivas complementares dos demais atores igualmente interessados no aperfeiçoamento do projeto educacional.

Palavras-chave


Avaliação institucional. Escola pública. Evidências de pesquisa. Formação de professores. Participação. Projeto pedagógico.

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DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1514

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