A instituição escolar como ambiente de relações étnicas: o caso das "Escolas alemãs" no sul do Brasil

Ademir Valdir dos Santos

Resumo


O artigo apresenta pesquisa sobre a organização escolar de escolas primárias na colônia catarinense Hansa, fundada em 1897. Foi baseado na análise de documentos da Companhia Colonizadora Hamburguesa. Os resultados mostram peculiaridades como o ensino em alemão e o currículo focado no Cálculo e na aprendizagem da língua e cultura alemãs nas disciplinas de Leitura, Escrita, Poesia, Canto, Religião e Latim. Porém, havia matérias como Português e História que abordavam questões brasileiras. Nos início, mantiveram-se aspectos pedagógicos que as caracterizam como expressões do fenômeno das escolas étnicas: as escolas alemãs. Atenderam a necessidade de escola, embasadas por práticas educativas de cunho étnico que mesclaram aspectos culturais estrangeiros aqueles brasileiros. O uso da língua alemã constituiu um indicador étnico essencial. A compreensão dessas instituições escolares na história da educação brasileira é parametrizada pelas vinculações entre currículo e cultura, considerando a questão étnica como aspecto central das relações sociais.

Palavras-chave


organização escolar; currículo; escola alemã; etnia.

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DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1656

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