O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESCOLAS NO MEIO RURAL BRASILEIRO

Astrogildo Fernandes Silva Júnior

Resumo


Este texto apresenta resultados da Dissertação de Mestrado “Saberes e práticas de ensino de História em escolas rurais (um estudo no município de Araguari, MG, Brasil), desenvolvida no Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – PPGE/UFU; articulada ao projeto de pesquisa “Formação docente, saberes e práticas de ensino de História,” financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Neste artigo, temos como objetivos: caracterizar o ensino de História na educação no meio rural brasileiro nas últimas décadas e analisar os saberes e as práticas curriculares de ensino de História em escolas no meio rural. Concluímos que o ensino de História e a educação no meio rural brasileiro passaram por diversas transformações nas últimas décadas e que os saberes e as práticas são construídas na experiência educativa das escolas, que se configuram como espaços multiculturais, onde atuam sujeitos sociais diversos.

Palavras-chave


Educação rural no Brasil; Ensino de História; Saberes e práticas docentes

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n2.1936

Direitos autorais



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

EccoS – Revista Científica
ISSN da versão online: 1983-9278
ISSN da versão impressa: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br