O desafio de ser e atuar como docente universitário

Osvaldo Dalberio, Ailton Paulo Oliveira Júnior

Resumo


Este texto apresenta uma discussão sobre a narrativa da prática docente de três professores que ministram suas aulas em instituições de ensino superior na cidade de Uberaba em Minas Gerias com experiências acadêmicas diferentes. Respondemos nossa inquietação sobre os desafios de ser professor universitário e discutimos sobre a docência e o papel pedagógico do professor cuja responsabilidade, no ensino superior, é preparar o aluno para exercer uma função social. Acreditamos que cabe ao professor promover alternativas no momento da aquisição de conhecimento ou na execução de tarefas de ensino, pesquisa e extensão. Portanto, o papel do professor universitário é um desafio constante.

Palavras-chave


ensino superior; professor universitário; ensino-aprendizagem; prática docente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n26.2493

Direitos autorais



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

EccoS – Revista Científica
ISSN da versão online: 1983-9278
ISSN da versão impressa: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br