O Progestão (Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares) como política

Isabel Santana Santos, Ada Augusta Celestino Bezerra

Resumo


O PROGESTÃO (PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA DE GESTORES ESCOLARES) COMO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE, SOB O OLHAR DO TUTOR

Isabel Santana Santos<!--[if !supportFootnotes]-->[1]<!--[endif]-->

Ada Augusta Celestino Bezerra<!--[if !supportFootnotes]-->[2]<!--[endif]-->

 RESUMO

O presente artigo analisa o olhar do tutor no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO, no Estado de Sergipe. Descreve sobre os temas: o novo perfil de professor em EAD, o tutor na educação a distância, o Progestão no contexto da EAD em Sergipe e o papel da tutoria no Progestão. Numa visão avaliativa, são analisados dados sobre a tutoria no PROGESTÃO, os quais revelaram que como mediadores, os tutores estabeleceram ambientes de interação e diálogo que permitiram conhecer a realidade dos cursistas, trocar informações entre os pares, bem como trabalhar em grupo. Essas ações favoreceram a construção da própria aprendizagem, o desenvolvimento da autonomia e da reflexão, elementos mediadores imprescindíveis na formação dos gestores.

PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância, PROGESTÃO, Tutoria.

THE PROGESTÃO (DISTANCE TRAINING PROGRAM MANAGERS OF SCHOOL) AS PUBLIC POLICY OF CONTINUING EDUCATION TEACHERS UNDER THE LOOK OF TUTOR

ABSTRACT

This article analyzes the look of the tutor in Distance Training Programme Managers School - Progestão in the state of Sergipe. Describes about the issues: the new teacher profile in ODL tutor in distance education, the Progestão in context of ODL in Sergipe and role of tutoring in Progestão. In view evaluative data on coaching Progestão, which revealed that as mediators, guardians established for interaction and dialogue environments that allowed us to know the reality of the course participants, exchanging information among peers, working in groups are analyzed. These actions favored the construction of their own learning, the development of autonomy and reflection, mediators essential elements in training managers.

KEYWORDS: Distance Education, Progestão, Tutorial.

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<!--[if !supportFootnotes]-->[1]<!--[endif]--> Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Pós-graduada em Administração e Supervisão Escolar, Docência e Tutoria em Ensino à Distância, Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares – PROGESTÃO. Pedagoga. Professora da educação básica e superior. Professora de pós-graduação lato sensu na Faculdade Educacional Araucária; professora tutora II da Universidade Tiradentes (UNIT), Pedagoga especialista em educação - Secretaria de Estado da Educação  (SEED). Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores – GPGFOP/UNIT/CNPq e do Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Ambiental do estado de Sergipe - GEPEASE/UFS e do Projeto de Pesquisa Sala Verde/UFS.

 

<!--[if !supportFootnotes]-->[2]<!--[endif]--> Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo na área de Administração Escolar. Mestra em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas – RJ, na área de Administrração de Sistemas Educacionais. Pedagoga. Professora do Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes – PPED/UNIT. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores (GPGFOP/UNIT/CNPq). Coordenadora Institucional do Observatório de Educação da UNIT/CAPES desde 2011.


Palavras-chave


Educação a Distância; PROGESTÃO; Tutoria

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DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n36.5180

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