Gestão escolar e conselho de escola, que relação é esta? Um estudo em busca de novas formas de cooperação entre escola-comunidade na Região de Sorocaba – SP

Dulcinéia de Fátima Ferreira, Maria Carla Corrochano, Kelen Christina Leite

Resumo


RESUMO:

O presente trabalho, é resultado do projeto de pesquisa “Gestão escolar e Conselho de escola que relação é esta? Uma análise das experiências de participação da comunidade na escola a partir dos conselhos de escola na região de Sorocaba – SP”. Tomamos como problema a relação entre escola e comunidade a partir dos conselhos de escola.  Tivemos como objetivos: mapear experiências de participação da comunidade na escola a partir do conselho de escola; analisar e revelar a potência desta experiência coletiva. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, com foco na abordagem cartográfica. Como resultado, apontamos diversos dispositivos mobilizadores e potencialidades de novas formas de cooperação escola- comunidade. Esta pesquisa contou com o apoio MCTI/CNPq/MEC/CAPES e está vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais da UFSCar – campus Sorocaba. 


Palavras-chave


Gestão escolar, Conselho de Escola, Cooperação escola-comunidade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.5876

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

EccoS – Revista Científica
ISSN da versão online: 1983-9278
ISSN da versão impressa: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br