O desenvolvimento profissional docente no ensino superior: estudo de caso

Maria Angélica Penatti Pipitone, Karen Missy Aki Komada

Resumo


Este trabalho teve por objetivo analisar como o docente de um campus de uma universidade pública estadual paulista constituiu-se na docência do ensino superior, identificando os desafios e as soluções relacionados a essa trajetória. Para isso, foi elaborado  um questionário sobre o assunto e aplicado aos docentes membros das coordenações dos  cursos de graduação existentes no campus universitário alvo da pesquisa. Os resultados apontaram que aproximadamente metade dos professores entrevistados não possui preparação pedagógica, no entanto amenizaram as dificuldades por meio das novas experiências na carreira. Além disso, demonstraram possuir características de bom desenvolvimento profissional docente, visto que conhecem o projeto pedagógico do curso e têm os seus planos de ensino susceptíveis às alterações decorrentes de mudanças na sociedade e no mundo do trabalho.


Palavras-chave


Ensino Superior; Docência Universitária; Desenvolvimento Profissional Docente.

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DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.5903

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