Metodologia da filosofia e do ensino de filosofia:tensões e confluências

Dalton José Alves

Resumo


Discutimos neste texto a possibilidade da construção de uma proposta metodológica de ensino da filosofia com a história da filosofia como elemento singular para o aprendizado da metodologia da filosofia: o filosofar. Iniciamos analisando a questão recorrente se no ensino de filosofia no ensino médio o importante é o aprender a filosofar ou o conhecer a história da filosofia, considerado no subtítulo deste trabalho como tensões e confluências. Neste caso a nossa proposição vai na direção da confluência. Destacamos os aspectos positivos da história da filosofia como caminho para o aprender a filosofar. Concluímos que no ensino de filosofia é possível aos estudantes assumirem a atitude filosófica em suas vidas a partir de uma metodologia de ensino baseada na tradição filosófica.


Palavras-chave


Ensino de Filosofia; Educação; Ciências Humanas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6183

Direitos autorais



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

EccoS – Revista Científica
ISSN da versão online: 1983-9278
ISSN da versão impressa: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br