Autorreflexão e experiência na formação docente – Um estudo com professores de Artes Visuais

Maristani Polidori Zamperetti, Fabiana Lopes de Souza, Flávia Demke Rossi

Resumo


O presente texto apresenta uma pesquisa desenvolvida no grupo de pesquisa “Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais” (CA/UFPel). Por meio de entrevistas com docentes atuantes na rede de ensino do município de Pelotas – RS, durante o período de 2012 a 2014, procurou-se identificar as relações que estes estabelecem entre suas práticas, vivências e experiências docentes e pessoais, apoiando-se no referencial de Charlot (2000), García (1992), Larrosa (2000) e Tardif (2002). As informações contidas nas pesquisas possibilitaram a reflexão e o conhecimento acerca da formação docente, de suas práticas profissionais e das condições de trabalho na rede pública, possibilitando conhecimento sobre os docentes e suas trajetórias profissionais, suas práticas de ensino em Artes Visuais, dentre outros temas.

 


Palavras-chave


Autorreflexão. Ensino de Artes Visuais. Experiência. Formação de Professores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7382

Direitos autorais



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

EccoS – Revista Científica
ISSN da versão online: 1983-9278
ISSN da versão impressa: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br