A narrativa transmídia no processo de ensino e aprendizagem de adolescentes

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Ana Cristina Munaro

Resumo


O uso de histórias combinado com as tecnologias de informação e comunicação pode ser uma solução para integrar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, de forma a desenvolver e compartilhar o conteúdo com maior efetividade. O estudo faz uma revisão bibliográfica para verificar a efetividade do uso da estratégia da narrativa transmídia para o engajamento de adolescentes nesse processo. A pesquisa buscou nas bases de dados da Web of Science e Periódicos Capes os artigos da área de Educação, sem delimitação de língua, com os termos: narrativas transmídia na educação, transmídia storytelling e aprendizado transmídia. Como resultados, nota-se que muitos dos estudos são exploratórios; percebem-se certos equívocos na implantação da narrativa transmídia em sala de aula, utilizando-se, muitas vezes, as narrativas dissociadas da comunicação transmídia; a metodologia também vem sido implantada de forma complementar com o ensino por estudos de caso e por resolução de problemas. Mesmo assim, o uso de narrativa transmídia na educação consegue engajar os docentes e parece ser bem efetivo para o aprendizado.

Palavras-chave


Narrativa transmídia. Ensino-aprendizagem. Engajamento.

Texto completo:

PDF

Referências


AGOSTO, D. E. If I had three wishes: The educational and social/emotional benefits of oral storytelling. Storytelling, Self, Society, v. 9, n. 1, p. 53–76, 2013.

http://dx.doi.org/10.13110/storselfsoci.9.1.0053

BLUMENTHAL, H.; XU, Y. The Ghost Club Storyscape: designing for transmedia storytelling. IEEE Transactions on Consumer Electronics, v. 58, n. 2, p. 190–196, 2012. http://dx.doi.org/10.1109/TCE.2012.6227412

CERETTA, S. B.; FROEMMING, L. M. Geração Z: compreendendo os hábitos de consumo da geração emergente. Revista Eletrônica do Mestrado em Administração da Universidade Potiguar – RAUnP, v. 3, n. 2, p. 15-24, 2011.

Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/raunp/article/view/70/91. Acesso em: 21 ago. 2017.

DEL MAR GRANDÍO-PÉREZ, María. El transmedia en la enseñanza universitaria. Análisis de las asignaturas de educación mediática en España (2012-2013). Palabra Clave, v. 19, n. 1, p. 85-104, 2016.

FITZGIBBON, H. B.; WILHELM, K. H. Storytelling in ESL/ EFL classrooms. TESL Reporter, v. 31, n. 2, p. 21-31, 1998.

Disponível em: https://fluencyms.weebly.com/uploads/5/3/0/9/53092285/storytelling.pdf. Acesso em: 21 set. 2017.

FLEMING, Laura. Expanding Learning Opportunities with Transmedia Practices:" Inanimate Alice" as an Exemplar. Journal of Media Literacy Education, v. 5, n. 2, p. 370-377, 2013.

FLOTTEMESCH, K. Learning through narratives: the impact of digital storytelling on intergenerational relationships. Academy of Educational Leadership Journal, v. 17, n. 3, p. 53-60, 2013. Disponível em: https://www.questia.com/library/journal/1P3-2999118561/learning-through-narratives-the-impact-of-digital. Acesso em: 23 out. 2017.

GAMBARATO, R. R. Transmedia project design: theoretical and analytical considerations. Baltic Screen Media Review, v. 1, p. 80-100, 2013.

http://dx.doi.org/10.1515/bsmr-2015-0006

GARCÍA, I.; LÓPEZ-PÉREZ, C. La función de los recursos de aprendizaje en la universidad. In: OKADA, A., ed. Open educational resources and social networks: colearning and professional development. London: Scholio Educational Research & Publishing, 2012, p.122-133. Disponível em: http://oro.open.ac.uk/39236/1/OER-completo-final-05-07.pdf. Acesso em: 24 out. 2018.

GOSCIOLA, V. Narrativa transmídia: a presença de sistemas de narrativas integradas e complementares na comunicação e na educação. Quaestio, Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, p. 117-126, 2011. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/692. Acesso em: 20 set. 2018.

GOSCIOLA, V.; VERSUTI, A. Narrativa transmídia e sua potencialidade na educação aberta. In: OKADA, A., ed. Open educational resources and social networks: colearning and professional development. London: Scholio Educational Research & Publishing, 2012, p. 236-242. Disponível em: http://oro.open.ac.uk/39236/1/OER-completo-final-05-07.pdf. Acesso em: 24 jan. 2019.

HANNA, R.; ROHM, A.; CRITTENDEN, V. L. We’re all connected: The power of the social media ecosystem. Business Horizons, v. 54, n. 3, p. 265-273, 2011.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

JENKINS, H. Transmedia storytelling. Confessions of an Aca-fan. The Oficial Weblog of Henry Jenkins, 2007. Disponível em: http://www.henryjenkins.org/2007/03/transmedia_storytelling_101.html. Acesso em: 29 jul. 2018.

JENKINS, H.; PURUSHOTMA, R.; WEIGEL, M.; CLINTON, K.; ROBISON, A. J. Confronting the challenges of participatory culture: media education for the 21st century, The MIT Press Cambridge, Massachusetts, 2009.

JONASSEN, D. H.; HERNANDEZ-SERRANO, J. Case-based reasoning and instructional design using stories to support problem solving. Educational Technology Research and Development, v. 50, n. 2, p. 65-77, 2002.

http://doi.org /10.1007/BF02504994

KALOGERAS, S. Storytelling: an ancient human technology and critical-creative pedagogy for transformative learning, International Journal of Information and Communication Technology Education, v. 9, n. 4, p. 113-122, 2013.

http://doi.org /10.4018/ijicte.2013100108

KINDER, M. Playing with power in movies, television, and video games: from Muppet Babies to Teenage Mutant Ninja Turtles. Berkeley: University of California Press, 1991.

KRESS, G. Literacy in the New Media Age. New York: Routledge, 2003.

MASSAROLO, J. C.; MESQUITA, D. Narrativa transmídia e a educação: panorama e perspectivas. Revista Ensino Superior Unicamp, p. 34-42, 2013.

Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/narrativa-transmidia-e-a-educacao-panorama-e-perspectivas. Acesso em: 14 out. 2018.

MEADOWS, D. Digital Storytelling: research-based practice in new media. Visual Communication, v. 2, n. 2, p.189-193, 2003. Disponível em: http://vcj.sagepub.com/content/2/2/189.extract. Acesso em: 20 nov. 2018.

MENKHOFF, T.; BENGTSSON, M. L. Engaging students in higher education through mobile learning: lessons learnt in a chinese entrepreneurship course. Educ Res Policy Prac, v. 11, p. 225–242, 2012. Disponível em: https://www.learntechlib.org/p/71973/. Acesso em: 20 nov. 2018.

NIEMI, H.; HARJU, V.; VIVITSOU, M.; VIITANEN, K.; MULTISILTA, J.;

KUOKKANEN, A. Digital storytelling for 21st-century skills in virtual learning environments. Creative Education, v. 5, p. 657-671, 2014.

http://dx.doi.org/10.4236/ce.2014.59078

PADGETT, D.; ALLEN, D. Communicating experiences: a narrative approach to creating service brand image. Journal of Advertising, v. 26, n. 4, Services Advertising, p. 49-62, 1997.

Disponível em: http://www.jstor.org/stable/4189050?origin=JSTOR-pdf&seq=1#page_scan_tab_contents. Acesso em: 25 nov. 2018.

PIETSCHMANN, D.; VÖLKEL, S.; OHLER, P. Limitations of transmedia storytelling for children : a cognitive developmental analysis. International Journal of Communication, v. 8, p. 2259–2282, 2014. Disponível em: http://ijoc.org/index.php/ijoc/article/viewFile/2612/1205. Acesso em: 25 nov. 2018.

RAYBOURN, E. M. A new paradigm for serious games: transmedia learning for more effective training and education. Journal of Computational Science, v. 5, p. 471–481, 2014. https://doi.org/10.1016/j.jocs.2013.08.005

RODRIGUES, P.; BIDARRA, J. Transmedia storytelling and the creation of a converging space of educational practices, International Journal of Emerging Technologies in Learning - iJET, v. 9, n. 6, 2014.

http://dx.doi.org/10.3991/ijet.v9i6.4134

SÁNCHEZ, C. C. Narrativas transmedia nativas: ventajas, elementos de la planificación de un proyecto audiovisual transmedia y estudio de caso. Historia y Comunicación Social, v. 18, n. Esp., p. 561-574, 2013.

http://dx.doi.org/10.5209/rev_HICS.2013.v18.44349

SANGALANG, A.; QUINTERO JOHNSON, J. M.; CIANCIO, K. E. Exploring audience involvement with an interactive narrative: implications for incorporating transmedia storytelling into entertainment-education campaigns. Critical Arts, v. 27, n. 3, p. 127-146, 2013.

https://doi.org/10.1080/02560046.2013.766977

TAN, M.; LEE, S.-S.; HUNG, D. W. L. Digital storytelling and the nature of knowledge, Journal Education and Information Technologies, v. 19, p. 623–635, 2014.

http://dx.doi.org/10.1007/s10639-013-9280-x

TAPSCOTT, D. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a Internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.

TAYLOR, L.; PARSONS, J. Improving student engagement. Current Issues in Education, v. 14, n. 1, 2011. Disponível em: http://cie.asu.edu/ojs/index.php/cieatasu/article/viewFile/745/162. Acesso em: 06 dez. 2018.

TOMKINS, A. “It was a great day when…”: an exploratory case study of reflective learning through storytelling, Journal of Hospitality, Leisure, Sport and Tourism Education, v. 8, n.2, p. 123 – 131, 2009.

http://dx.doi.org/10.3794/johlste.82.198

WOOD, P. J. Historical imagination, narrative learning and nursing practice: graduate nursing students’ reader-responses to a nurse’s storytelling from the past. Nurse Education in Practice, v. 14, p. 473-478, 2014.

http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2014.05.001




DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8182

Direitos autorais 2019 EccoS – Revista Científica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

EccoS – Revista Científica
ISSN da versão online: 1983-9278
ISSN da versão impressa: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br