Análise do impacto da gestão organizacional no perfil inovador das empresas de pequeno porte

Auristela Maria da Silva, André Marques Cavalcanti, Gabriel Hermino de Andrade Lima

Resumo


À medida que as micro e pequenas empresas (MPEs) buscam inovar para superar a crise econômica, os programas de fomento surgem como uma alternativa para este fim. Estes programas objetivam fortalecer as empresas através do aumento da competitividade, abordando inovações na gestão, no processo, no produto, no marketing. Motivados pelas discussões relativas ao perfil inovador das MPEs, esta pesquisa buscou identificar a existência de correlação entre o grau de desenvolvimento organizacional (GO) e o grau de inovação (GI). Analisamos os resultados dos diagnósticos de inovação e organizacional de 120 EPPs, mediante preenchimento de formulários em um processo de entrevista estruturada, baseadas no Radar da Inovação. A amostra é igualmente distribuída em três grupos de 40 empresas dos setores da indústria de alimentos, móveis e confecções do estado de Pernambuco. Os resultados mostraram uma tendência representada por algum grau de dependência entre GO e GI da amostra analisada. Fica evidente a existência de uma correlação não linear entre essas variáveis em decorrência dos diferentes graus de maturidade de cada empresa, mesmo entre àquelas que pertencem ao mesmo setor de atuação. Com relação ao perfil inovador, concluímos que 69,2% das empresas pesquisadas são categorizadas como inovadoras ocasionais.


Palavras-chave


Inovação; Gestão; Perfil Inovador; Micro e pequenas empresas.

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DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n2.7512

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