Abordagem de roteamento de veículos com procedimentos exatos e heurísticos sob uma óptica ambiental: um estudo de caso

Ayla Lohanna da Silva, Júlio César Ferreira, Maria Teresinha Arns Steiner

Resumo


Este artigo possui o objetivo de apresentar alternativas de roteirização otimizada de transporte coletivo privado para uma indústria química, do município de Curitiba-PR, Brasil. Para tanto, aplica-se o modelo matemático do Problema do Caixeiro Viajante (PCV), o modelo matemático das p-Medianas e as heurísticas dos Savings de Clarke & Wright, Iterated Local Search (ILS), Busca Tabu (BT) e Simulated Annealing (SA) de forma comparativa. Os modelos matemáticos aqui empregados se mostraram relevantes para a pesquisa, bem como o uso das técnicas heurísticas, com tempo computacional inferior a um segundo e boa proximidade do resultado ótimo. Foi possível otimizar em 83% da distância total percorrida e 79% das emissões de dióxido de carbono em relação a condição inicial. Como a metodologia é genérica, ela poderá ser aplicada as mais diversas situações.


Palavras-chave


Problema do Caixeiro Viajante (PCV); Meta-heurísticas (MH). Transporte Fretado; Otimização; Gases de Efeito Estufa.

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DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n1.8171

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