Educação Ambiental e Ensino de Sustentabilidade: Reflexões no Contexto da Administração

Leandro Petarnella, Amélia Silveira, Nelson Santos Machado

Resumo


O trabalho objetiva revisar e refletir sobre a Educação Ambiental (EA) e o Ensino de Sustentabilidade, no campo da Administração. Este último, mais especificamente, nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração. Para tanto, parte da historiedade e da logicidade do assunto, em sua transitoriedade, constituindo-se em um artigo de revisão. Em decorrência, este estudo foi realizado por meio de uma abordagem exploratória, com método qualitativo, de raciocínio indutivo, tomando como base revisão bibliográfica e documental para a apropriação conceitual. Sua relevância se volta para a abordagem de dois assuntos inter, multi e transdisciplinares, que se revelam e se complementam em um entendimento social mais amplo. As reflexões aqui tratadas sob o contexto da Administração apontam para o desafio do respectivo campo. Este deve conceber e disseminar conhecimentos científicos oriundos e inerentes à Administração que sejam capazes de operar com a transformação do paradigma social atual, no qual esta ciência se amalgama, para aquele que se espera no futuro: a Administração contextualizada e articulada com o paradigma da sustentabilidade. Conclui que o desafio de se incorporar a sustentabilidade no ensino da Pós-graduação Stricto Sensu em Administração deve ser enfrentado por meio da Educação Ambiental.

Palavras-chave


Administração; Educação Ambiental; Sustentabilidade.

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DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v6i1.616

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