Educação para a Sustentabilidade: Um Olhar à Luz dos Valores Pessoais e da Motivação

Ana Claudia da Rosa, Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga, Vania de Fátima Barros Estivalete, Suelen Geíse Telocken

Resumo


Inserida na Educação para a Sustentabilidade, a pesquisa apresentou natureza qualitativa e caráter descritivo, tendo por objetivo investigar como se configuram os valores pessoais, a motivação e conhecimentos específicos sobre a sustentabilidade, segundo a percepção de cinco docentes de um Curso de Administração de uma universidade pública brasileira. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo definidas as categorias a priori para as entrevistas por meio da adaptação do Questionário de Perfis de Valores de Tamayo e Porto (2009), da Escala de Motivação no Trabalho proposta por Gagné, Forest, Gilbert, Aubé e Morin (2010) e questionamentos acerca dos conhecimentos específicos sobre sustentabilidade. Evidenciou-se que de modo geral os docentes: buscam utilizar técnicas inovadoras em suas disciplinas, acreditam que são bem vistos pela sociedade, preocupam-se com os indivíduos que convivem e com a instabilidade da sociedade, sentem-se realizados e identificam-se com sua profissão, acham importante e procuram trazer a sustentabilidade em suas disciplinas e já realizaram pesquisas com a temática sustentabilidade. Como limitações da pesquisa citam-se a realização de entrevistas com apenas cinco docentes de um Curso de Administração, assim sugere-se a ampliação do estudo, com ampliação da amostra e em outros cursos e áreas do conhecimento.

Palavras-chave


Educação para a Sustentabilidade; Valores Pessoais; Motivação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v7i3.869

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – GeAS



Rev. Gest. Ambient. Sustentabilidade, São Paulo, SP, Brasil. e-ISSN: 2316-9834

Rua Vergueiro, 235/249 - Liberdade, São Paulo - SP (Brasil), Cep: 01504-000

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional