Educação Ambiental na Convivência com o Semiárido: Ações Desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Ruth Gonçalves Duarte, Adriana Teixeira Bastos, Francisco Correia de Oliveira, Andrelina Pimentel Sena

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar como as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) consideram a especificidade do contexto do semiárido no estado. Muitos são os problemas enfrentados pelo homem em sua tentativa de viver no semiárido. Nesse contexto, parte-se do pressuposto de que a inserção da educação ambiental no contexto do semiárido ajuda na convivência com as características adversas da região. Programas e projetos para lidar com os problemas enfrentados em regiões semiáridas, especificamente no Ceará, devem apresentar propostas de educação ambiental dentro do processo de formação do cidadão. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória com delineamento documental. O interesse pelo tema surgiu da constatação de que a educação ambiental, desde que contextualizada, melhora a vida no semiárido (Guimarães, 2006). A análise constatou que a educação ambiental pode ser parte da solução para o desenvolvimento e permanência dos sertanejos na região, por meio de uma abordagem interligada que leve em consideração as características da população local e do meio ambiente em que vive, oferecendo-lhe instruções para práticas ambientais no sentido de tornar os nordestinos bem mais conscientes sobre os possíveis danos ao meio ambiente causados por decisões imediatistas e inadequadas.

Palavras-chave


Educação Ambiental, Semiárido, Ceará.

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DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i1.123

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