Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O foco da Revista InovaçãoProjetos e Tencologias é a publicação de relatos técnicos e casos práticos com adequado rigor acadêmicos relacionados às suas áreas de escopo. O escopo da Revista IPTEC é a publicação de trabalhos relacionados às áreas de Inovação, Gerenciamento de Projetos, Desenvolvimento de Tencologias e Sustentabilidade.

IPTEC é dedicada em publicar trabalhos abrangendo os seguintes tópicos:
- Inovação tecnológica;
- Capacidades absortiva, tecnológica e dinâmica;
- Redes e sistemas de inovação;
- Inovação aberta;
- Estratégia competitiva e inovação;
- Gestão de Projetos;
- Áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos;
- Governança em projetos: estruturas e PMO;
- Maturidade em gestão de projetos;
- Gestão de programas e portfólio de projetos;
- Indicadores em projetos;
- Gestão de competências e treinamentos em gestão de projetos;
- Desenvolvimento e sustentabilidade;
- Sustentabilidade ambiental;
- Sustentabilidade econômica;
- Sustentabilidade social;
- Indicadores de sustentabilidade;
- A prática da sustentabilidade;
- Desenvolvimento científico e tecnológico;
- Transferência de tecnologia;
- Fomento no desenvolvimento tecnológico;
- Indicadores de ciência, tecnologia e inovação.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos técnicos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Estudo de Caso

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação de relatos submetidos à Revista InovaçãoProjetos e Tecnologias – IPTEC é caracterizado por um sistema de dupla avaliação e envolve duas etapas sequenciais: o desk review e a avaliação pelos pareceristas.

Na desk review, o editor analisa, sem qualquer identificação dos autores, os relatos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento nos campos da inovação, gerenciamento de projetos, desenvolvimento de tecnologias e sustentabilidade. Quando necessário, o editor envolve membros do comitê científico nesse processo. Esta avaliação ocorre mensalmente.

Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista os autores são comunicados sobre a decisão, em até sessenta dias contados a partir da data de submissão. Os relatos aprovados na etapa de desk review, são encaminhados a dois especialistas que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Double Blind Review, ou a professores e/ou profissionais externos selecionados pelo seu conhecimento da área de estudo do relato.

Os relatos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e, principalmente, a relevância das contribuições, mediante formulário pré-definido fornecido aos pareceristas. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até três meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial. Quando os pareceristas solicitarem ajustes no relato, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas. 

 Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editor, os relatos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento. A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do relato, cabendo ao editor, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir o momento apropriado para a publicação.

 

Periodicidade

Semestral (janeiro-junho; julho-dezembro)

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política de Governança - IPTEC

Conselho Editorial

O Conselho Editorial é constituído por representantes acadêmicos de diferentes instituições de ensino e pesquisa e de renomadas empresas públicas e privadas. Seus membros atuam preferencialmente, nas áreas foco da revista. A atuação do Conselho Editorial não é feita necessariamente de forma coletiva. Não há previsão de reuniões ordinárias para tratar de questões pautadas. Não há envolvimento formal dos membros do Conselho Editorial com a entidade legalmente responsável pela publicação da revista. Cada membro participa nos trabalhos da revista de forma mais individual, por meio de uma articulação do Comitê Científico ou do Editor. De fato, cada membro atua como conselheiro do Comitê Científico e do Editor interpretando e sugerindo aperfeiçoamentos na Política Editorial, divulgando a revista, posicionando-se como árbitro em questões estratégicas do envolvimento da IPTEC no meio acadêmico e profissional.

Conselho Editorial

O Conselho Editorial não supervisiona ou interfere no processo editorial, estando afastado do processo de arbitramento de relatos. Manifesta-se em assuntos relevantes como a consistência da política editorial e das publicações, sua qualidade e também sobre as questões éticas pertinentes à gestão editorial. Cada membro assume também a função de “ouvidor” da comunidade científica atuante na área, garantindo a credibilidade acadêmica e a postura que se espera de uma revista científica. 

Comitê Científico

Comitê Científico Trata-se de um colegiado interinstitucional, composto por representantes dos grupos de pesquisa que respaldam mais diretamente o desenvolvimento da revista. Sua atuação é feita de forma colegiada, com decisões coletivas e democráticas. A missão maior do grupo é procurar assegurar a credibilidade dos procedimentos editoriais adotados e assumir a responsabilidade científica da revista. O Comitê Científico indica o  Editor Científico que passa a ser seu membro natural. As demais atribuições são de caráter científico com o intuito de assegurar que a missão da Revista seja cumprida. Este comitê deve estar permanentemente ativo no cumprimento das definições gerais da política editorial da revista e também dos procedimentos editoriais previstos, particularmente no que se refere à garantia de consistência e qualidade das publicações. Edições especiais e outras contribuições científicas deverão ser discutidos e definidos por esta instância. É sua atribuição é discutir e desenvolver regulamentos próprios para assuntos variados como: normas e formatação de relatos; critérios de avaliação e aceite de textos para publicação; aceite de novos grupos de pesquisa para participar do comitê; aprovação do orçamento; credenciamento de revisores e pareceristas; definição de política de circulação e assinaturas, entre outras matérias. O Comitê Científico não interfere na operação editorial da IPTEC, que é de responsabilidade do Editor e sua equipe operacional.  

Editor Científico

Editor Científico é o responsável pela estabelecimento da Política Editorial, pela gestão editorial e pela supervisão da Secretaria Editorial, que opera todo o fluxo de trabalho, com auxílio do sistema Open Journal System – OJS. O Editor tem atuação específica na seleção prévia de relatos encaminhados para a revista, na distribuição dos relatos entre os pareceristas, que irão avaliá-los. Se os relatos possuírem a qualidade esperada eles serão publicados. Adicionalmente, o Editor deve ter uma postura ativa nos trabalhos do Comitê Científico e na articulação de ações do Conselho Editorial.

 

Indexações

EBSCO Host publishing

 

 EBSCO Host publishing (under review)

 EBSCO Information Services provides a complete and optimized research solution comprised of research databases, e-books and e-journals—all combined with the most powerful discovery service and management resources to support the information and collection development needs of libraries and other institutions and to maximize the search experience for researchers and other end users.

 

  Logotipo Gale Cengage Learning

 Gale Cengage Learning

Gale is passionate about providing the content, tools, and services libraries need to enable learning and promote information discovery. What’s your passion? Whether it’s enabling faculty scholarship, improving outcomes in the classroom, or becoming an even more integral part of your community, Gale is here to help you achieve your goals and make users passionate about libraries.

 

Latindex (under review)

 It is the result of the cooperation of a network of institutions that it worksin a coordinated manner to collect and disseminate bibliographicinformation on serial scientific publications produced in the region.

 

 

LivRe - Periodicos na Internet (under review)

The Nuclear Information Center (CIN) of the General Coordination ofInformation Technology (CGTI), subject to the Board of Institutional Management (DGI) of CNENwas created with the mission to represent Brazil in the International Nuclear Information System (INIS). The objective of this system, established in 1970 by the International Atomic Energy Agency (IAEA), in collaboration with its member countriesis the promotionof peaceful uses of nuclear science & technology through the disseminationof literature produced in this area internationally.

 

http://moodlebdtd.ibict.br/novosite/images/logoIBICT60.png     

 

Brazilian Institute of Information in Science and Technology

The transfer of information technologies is an action that consolidated theIBICT as a reference in the field in Brazil and abroadIts staff performs theabsorption and customization of new technologies, transferring them toother entities interested in the capturedistribution and preservation of scientific and technological intellectual production.  

Public Knowledge Project

Public Knowledge Project - PKP

PKP is a multi-university initiative developing (free) open source software and conducting research to improve the quality and reach of scholarly publishing. 

 

Google Scholar

 Google Scholar

Google Scholar provides a simple way to broadly search for scholarly literature. From one place, you can search across many disciplines and sources: articles, theses, books, abstracts and court opinions, from academic publishers, professional societies, online repositories, universities and other web sites. Google Scholar helps you find relevant work across the world of scholarly research.

 

 

ERIHPLUS

The European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences (ERIH PLUS) was created and developed by European researchers under the coordination of the Standing Committee for the Humanities (SCH) of the European Science Foundation (ESF). The ERIH lists, which initially covered only humanities disciplines, were first published by ESF in 2008, while revised lists were made available in 2011-2012. In 2014, responsibility for the maintenance and operation of ERIH was transferred to the Norwegian Social Science Data Services (NSD). The reference index at NSD is called ERIH PLUS in order to indicate that it has been extended to include the social sciences

 

Dialnet

Uno de los principales objetivos de Dialnet consiste en aumentar la difusión, visibilidad y accesibilidad de la literatura científica hispana, potenciando el acceso libre a la misma.

Las revistas son incluidas en Dialnet por las instituciones colaboradoras, que deciden qué revistas indexar, ya sean electrónicas o en papel. Desde la Fundación Dialnet se ofrece también a las editoriales el alojamiento de los textos completos de sus publicaciones desde 2004. 

 

 

E-revist@s

ofrece un acceso transparente a los contenidos de las revistas a través de sus metadatos, sin duplicar nunca dichos contenidos, que se consultarán en la web de cada revista. Con ello se contribuye a la difusión de las revistas que integran el portal, a la vez que se sitúa al usuario en el contexto de la producción completa de cada una de ellas.

 

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