A Implementação do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático como Ferramenta de Gestão para Aprimoramento do Processo Ensino-Aprendizagem em Cursos de Gradução

Flávio Carlos Barro, Gisele Maria Tonin da Costa, Eduardo Schorr, Dânia Barro

Resumo


Este relato técnico tem como objetivo apresentar uma proposta após a identificação de um ensino descontextualizado, compartimentalizado e baseado no acúmulo de informações no Ensino Superior, com o intuito de fornecer uma ferramenta estratégica metodológica inovadora que aprimore o processo ensino-aprendizagem. Foram proporcionados e realizados estudos, alinhamentos, vivências de situações que demonstraram a compreensão da relação teoria e prática, provocando um diálogo que une o que durante muito tempo foi visto de forma fragmentada. Em seguida, discutiu-se e construiu-se uma ferramenta metodológica para aprimorar o processo ensino-aprendizagem de maneira a formar um egresso capaz de pôr em prática a teoria aprendida durante sua graduação e sentir-se preparado com excelência para o mercado de trabalho: o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático. A intervenção do docente passou a ser um processo de ressignificação pedagógica privilegiada que contribui para a construção de novos conhecimentos, considerando o contexto como real aprendizado.

Palavras-chave


Estratégia metodológica; Processo Ensino Aprendizagem; Ensino Superior; inovação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/iptec.v3i2.49

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Flávio Carlos Barro, Gisele Maria Tonin da Costa, Eduardo Schorr, Dânia Barro

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Revista InovaçãoProjetos e Tecnologias - IPTEC / e-ISSN:2318-9851

Rua Vergueiro, 235/249 - Liberdade, São Paulo - SP, (Brasil). 01504-000

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional