Confusão do Consumidor no Cenário Multimídia e Multicanal: Definição do Construto e Agenda de Pesquisa

Patricia Liebesny Broilo, Lélis Balestrin Espartel

Resumo


A crescente oferta de escolha no universo de consumo pode implicar em confusão do consumidor. Frente à falta de uma definição consolidada desse construto, investigou-se a compreensão e conhecimentos acumulados sobre o fenômeno. Utilizou-se o método de teoria fundamentada aplicado a uma revisão sistematizada da literatura, em seleção de 93 artigos publicados na última década. Como resultado, foram identificadas seis compreensões distintas e achados empíricos associados a cada uma delas. Concluiu-se existir uma tendência de compreensão abrangente à trajetória de consumo como um todo, faltando, porém, maior enfoque na confusão relacionada à conectividade do consumidor no cenário multimídia e multicanal. O presente artigo propõe, portanto, uma nova definição do construto e questões a serem exploradas em estudos futuros.

Palavras-chave


Marketing; Comportamento do consumidor; Confusão do Consumidor; Cenário Multimídia e Multicanal; Agenda de Pesquisa.

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v15i1.12115

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