A Influência do País de Origem na Escolha de Marcas Desconhecidas: Uma Investigação sobre os Atributos de Marca de Materiais Esportivos.

Franklin de Souza Meirelles, Vivian Iara Strehlau, Evandro Luiz Lopes

Resumo


O artigo traz uma análise sobre a influência do País de Origem em conjunto com outros atributos de marca, tais como elementos de marca (Nome/Logo), tempo de atuação no mercado e utilização da marca para patrocínio de entidades. Utilizando uma marca desconhecida de materiais esportivos estrangeira como objeto, realizou-se um experimento online com consumidores brasileiros buscando entender como esses atributos influenciam a intenção de compra, a atitude e a qualidade percebida do público. O País de Origem apresentou efeito parcial nas variáveis de decisão e os demais atributos foram considerados irrelevantes, tendo sido o envolvimento com esportes e materiais esportivos uma variável moderadora que reduziu o efeito do País de Origem nas escolhas dos consumidores. 


Palavras-chave


País de Origem; Atributos de marca; Comportamento do consumidor; Patrocínio.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v15i1.3000

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

REMark – Rev. Bras. Mark.
ISSN da versão online: 2177-5184
www.revistabrasileiramarketing.org