Com que Roupa Eu Vou? Compreendendo o Consumo de Vestimentas Realizado por Empresárias de Confecções

Marianny Jessica de Brito Silva, Shirley Arruda Santana, Marconi Freitas da Costa

Resumo


Objetivo: Este artigo visa analisar empresárias de um cluster regional de confecção e suas relações com as roupas que escolhem vestir.

Método: A pesquisa é qualitativa e estuda casos múltiplos a partir de entrevistas em profundidade, investigando-as por meio da análise semântico-pragmática da conversação.

Originalidade/Relevância: A principal originalidade desta pesquisa está no público investigado, que são as empresárias da Moda. As pesquisas realizadas nesse segmento investigam o consumidor final e as estratégias de varejo adotadas para influenciar a compra, mas um enfoque em entender as empresárias enquanto consumidoras e usuárias do produto ainda não foi explorado.

Resultados: Os achados desse estudo apontam os seguintes resultados: por meios das roupas que compram e vestem, as mulheres de negócios comunicam como são ou gostariam de ser; a profissão e a função desempenhada podem influenciar na escolha do produto a ser comprado; o processo de compra é não planejado e não sistematizado; as roupas podem comunicar o estilo gerencial e também podem indicar o papel social desempenhado, a individualidade, o status econômico e o grupo de afiliação ou aspiração dessas empresárias.

 

Contribuições teóricas: Este estudo oferece um avanço teórico ao identificar um fechamento bastante interessante do circuito cultural em que as criadoras viram criaturas. As empresárias analisadas criam objetos de consumo em suas empresas para serem desejados pelos consumidores(as); e são transformadas elas próprias, por meios dos desejos e comportamentos de compra, em objetos de consumo, imagens de sucesso a serem adquiridos e reproduzidos.


Palavras-chave


Consumo de Vestimentas. Moda. Empresárias de Confecções.

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DOI: https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3731

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