Comportamento do Consumidor e os Atributos que Sinalizam as Preferências dos Formatos de Varejo no Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

Helenita R. da Silva Tamashiro, Edgard Monforte Merlo, José Augusto Giesbrecht da Silveira

Resumo


Diante do aumento da competitividade, que se intensificou com o processo de abertura econômica dos anos 90, o setor varejista brasileiro vem passando por um processo de transformação conduzido de um lado, pela crescente concentração de renda de uma pequena parcela da população no país e, por outro, pelo baixo poder aquisitivo de milhares de consumidores, mas que por sua vez, representa um potencial de compra significativo. Este cenário por sua vez tem colocado em xeque as estratégias até então adotadas por grande parte do setor varejista. Partindo dessa premissa, o objetivo do presente trabalho foi identificar quais são os formatos de varejo preferidos pelos consumidores de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Partindo da hipótese de que os supermercados de bairro constituem o formato de varejo preferido por esses consumidores, realizou-se uma pesquisa do tipo servey, a partir de uma amostragem não-probabilística intencional, com 400 respondentes do estado de São Paulo. Os resultados obtidos por meio de questionários estruturados mostram que os principais formatos preferidos são respectivamente, as farmácias e drogarias, as lojas especializadas e venda direta (catálogo), refutando, portanto, a hipótese de investigação proposta no estudo. DOI: 10.5585/remark.v10i2.2229

Palavras-chave


Formatos de Varejo; Comportamento do Consumidor; Decisão de Compra.

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v10i2.12545

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