Valores Pessoais das Mulheres Empresárias: Aplicação da Escala LOV

Ivana Carneiro Almeida, Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, Ricardo de Souza Sette, Alessandro Silva de Oliveira

Resumo


O papel dos valores pessoais como padrões ou critérios que influenciam as escolhas dos indivíduos sugere o relacionamento dos valores com o comportamento. Com base neste entendimento, o conceito de valores humanos tem sido utilizado nas ciências sociais para entender diversos assuntos como o uso de mídia, comportamento religioso e político, as preferências e o comportamento do consumidor. Baseado nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar os valores das mulheres empresárias tendo como base a escala List of Values – LOV (Kahle et al., 1986). A administração da escala a uma amostra de mulheres empresárias permitiu verificar que os valores “Diversão”, “Sentido de realização” e “Respeito Próprio” foram aqueles que mereceram classificações mais altas. Através da analise de componentes principais extraíram três dimensões da escala: “Valores individuais” e “Valores Coletivos”. Sendo que o valor “Senso de Realização” a maioria das mulheres identifica como o muito importante. Portanto, o grupo de mulheres empresárias atribuiu diferentes graus de importância aos valores pessoais como guias de conduta em suas vidas. DOI: 10.5585/remark.v9i3.2181

Palavras-chave


Valores Pessoais; LOV; Mulheres Empresárias; Comportamento do Consumidor

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v9i3.12617

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

REMark – Rev. Bras. Mark.
ISSN da versão online: 2177-5184
www.revistabrasileiramarketing.org