Os desafios da Educação Quilombola e o protagonismo dos movimentos sociais: experiências na Comunidade Colônia do Paiol – Bias Fortes (MG)

Autores

  • Ramofly Bicalho UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Guilherme Goretti Rodrigues UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10365

Palavras-chave:

Quilombo. Educação Quilombola. Movimentos sociais.

Resumo

A Educação Quilombola demarca a luta das comunidades quilombolas pelo reconhecimento do Estado e da sociedade enquanto sujeitos de direitos, bem como no avanço para a superação da opressão e expropriação material-simbólica a que foram submetidas historicamente. Após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, em 2012, diversos são os desafios para a sua implementação em realidades concretas, tornando-se necessário desvelar como as comunidades quilombolas, por meio da organização coletiva, vêm encaminhando e articulando a pauta sobre educação quilombola. Este artigo tem por objetivo refletir nos desdobramentos da aprovação das diretrizes educacionais específicas para os quilombos, tomando como análise central as experiências em curso, individuais e coletivas, da comunidade quilombola Colônia do Paiol, localizada no município de Bias Fortes, na Zona da Mata Mineira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramofly Bicalho, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Associado I na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Docente na Licenciatura em Educação do Campo, no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal Fluminense – UFF. Atua com as seguintes temáticas: História da Educação do Campo e Movimentos Sociais. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos.

Guilherme Goretti Rodrigues, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

19.12.2019

Como Citar

BICALHO, Ramofly; RODRIGUES, Guilherme Goretti. Os desafios da Educação Quilombola e o protagonismo dos movimentos sociais: experiências na Comunidade Colônia do Paiol – Bias Fortes (MG). Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 82–93, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.10365. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/10365. Acesso em: 28 mar. 2024.