Discutindo as teorias sobre currículo escolar

Autores

  • Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti Universidade Nove de Julho
  • Fabio Cavalcanti Universidade Nove de Julho/SEESP

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n1.14591

Palavras-chave:

Currículo, Dispositivos escolares, Políticas educacionais, Professor, Aluno.

Resumo

Esse texto tem como objeto de estudo a discussão do currículo escolar. Seu objetivo é reapresentar ideias correntes de acordo com algumas questões norteadoras constitutivas das discussões curriculares. Para tanto, trará a tona a argumentação de autores que, historicamente, dentro do campo, tem construído teorias sobre o currículo. A exposição de tais ideias pautar-se-á pela busca de respostas a algumas questões, como por exemplo: como o currículo deve ser composto, elaborado; qual sua finalidade social, e como o materializar nas escolas, nos saberes e fazeres de professores e alunos. A metodologia de pesquisa aqui utilizada é a bibliográfica. As fontes consultadas foram livros, capítulos de livros e artigos de periódicos. Como conclusão pode-se apontar que o currículo se constitui como um dispositivo escolar de tal potência no universo científico, dada suas possibilidades de interpretação, discussão teórica e interlocução com tantas áreas do conhecimento escolar que precisa ser sempre discutido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti, Universidade Nove de Julho

Pedagoga. Doutora em História da Educação pela PUC-SP. Professora do Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais da UNINOVE-SP. Pesquisa e publica em história da profissão docente e configuração dos padrões pedagógicos modernos. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores: contextos, epistemologias e metodologias.

Fabio Cavalcanti, Universidade Nove de Julho/SEESP

Físico pela IFSP. Mestre em Física pela USP. Doutorando em Educação no PPGE-UNINOVE. Professor de Física da SEESP/EI.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos do Estado. Lisboa. Editorial Presença, Martins Fontes, s/d. Disponível em https://politica210.files.wordpress.com/2014/11/althusser-louis-ideologia-e-aparelhos-ideolc3b3gicos-do-estado.pdf. Acesso em 17 de abril de 2018.

APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. Trad. Vinicius Figueira. 3ª ed., Porto alegre; Artmed, 2006.

BOURDIEU. Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice, CATANI, Afrânio. Escritos de Educação. 14ª ed., Petrópolis,, RJ: Vozes, 2013, p. 43-72.

CHARTIER, Anne-Marie. Um dispositivo sem autor: cadernos e fichários na escola primária. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, 2002, nº 3, p. 9-26.

HAMILTON, David. Sobre as origens dos termos classe e curriculum. Teoria e educação, nº 6, 1992, p. 33-51.

MOREIRA, Antonio Flavio; CANDAU, Vera Maria. Currículo, Conhecimento e Cultura. Indagações sobre currículo. Brasília, MEC/SEB, 2007, p. 17-42

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: Uma Introdução às Teorias de Currículo.3° Edição. Editora Autêntica. 2017.

TYLER, Ralph. Princípios básicos de currículo e ensino. Trad. Leonel Vallandro. 9ª ed. Porto Alegre, Rio de Janeiro: Globo, 1986.

Downloads

Publicado

01.07.2020

Como Citar

BIOTO-CAVALCANTI, Patricia Aparecida; CAVALCANTI, Fabio. Discutindo as teorias sobre currículo escolar. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 3–13, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n1.14591. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/14591. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos