O Vidigal no contexto das transformações socioespaciais contemporâneas. Uma experiência interdisciplinar entre geografia e artes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14878

Palavras-chave:

Arte, Ensino de Geografia, BNCC, Produção do Espaço, Neocapitalismo

Resumo

O artigo relata uma experiência de ensino e aprendizagem de Geografia desenvolvida com a turma do 8º ano do Ensino Fundamental, durante a Mostra Anual de Atividades promovida pelo Colégio Stella Maris, instituição confessional da rede privada situada na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro. Pautado pelo referencial da BNCC na disciplina de Geografia, em conjunto com os princípios norteadores da escola, o trabalho busca, juntamente com os alunos, reproduzir a tela ‘‘Operários’’ de Tarsila do Amaral de acordo com os contextos socioespaciais e percepções do cotidiano dos alunos, tendo como plano de fundo, as relações neocapitalistas contemporâneas, que impactam diretamente na estrutura da favela e na sua dinâmica interna, principalmente no aspecto da vida cotidiana.Arte, Ensino de Geografia, BNCC, Produção do Espaço, Neocapitalismo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Garcia F. S. Pinto, Faculdade de Formação de Professores (FFP) – UERJ

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2015) e Bacharelado (2016). Atualmente é mestrando em Geografia na Faculdade de Formação de Professores - UERJ e trabalha como educador em escolas e cursos particulares na cidade do Rio de Janeiro. Sua linha de pesquisa tem como temas principais: Geografia Urbana, com ênfase nas relações de poder e segregação socioespacial nas favelas.

Referências

ABREU, Maurício de Almeida. Evolução Urbana do Rio de janeiro. Rio de Janeiro: IPP, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum: documento preliminar. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília, 2017.

CAMPOS, Andrelino. Do Quilombo à Favela: a produção do ‘’espaço criminalizado’’ no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. Editora Contexto. São Paulo. 1992.

FERREIRA, Álvaro. A cidade no século XXI. Segregação e banalização do espaço. Rio de Janeiro: Consequência, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. 45a ed.- Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 58a ed.- Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2014.

GADOTTI, Moacir. Interdisciplinaridade: atitude e método. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 1999.

HAESBAERT, Rogério. Viver no limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

HARVEY, David. Do gerenciamento ao empresariamento: a transformação da administração urbana no capitalismo tardio. In: Espaço & Debates, São Paulo, n.39, p.48-64, 1996.

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. David Harvey – São Paulo, Annablume, 2005.

HARVEY, David. Cidades Rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes - selo Martins, 2014

HARVEY, David. As 17 contradições e o fim do capitalismo. São Paulo, Boitempo, 2016.

LACERDA, Larissa Gdynia. Conflitos e disputas pela mercantilização de territórios populares: o caso da favela do Vidigal, Rio de Janeiro / Larissa Gdynia Lacerda. -- Rio de Janeiro, 2016.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. Henri Lefebvre; Tradução Rubens Eduardo Frias São Paulo: Centauro, 2001.

LEFEBVRE, Henri. Espaço e Politica. Tradução Margarida Maria de Andrade e Sergio Martins. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

LEITÃO, Gerônimo. Reconhecendo a diversidade das favelas cariocas. p.36-45 In: O que é favela, afinal? Organizador: Jailson de Souza e Silva. – Rio de Janeiro: Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, 2009.

MARICATO, Erminia. Para Entender a Crise Urbana. 1. Ed. São Paulo. Expressão Popular, 2015.

MARQUEZ, Renata Moreira. Arte e Geografia. In: Imagens Marginais. p. 11-22. FREIRE-MEDEIROS, Bianca e COSTA, Maria Helena Braga e Vaz da (Org.). Natal: EdUFRN, 2006.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: Da crítica a Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

SILVA, Adriana Severiano Reis. A utilização de obras de Arte no ensino de Geografia. In: 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia – ENPEG. Porto Alegre, 2009.

SOUZA, Marquessuel Dantas de. Artes, Geografia e Educação. In: Territorial Caderno Eletrônico de Textos, vol. 7, nº. 9. 15 de setembro de 2017.

Downloads

Publicado

19.12.2019

Como Citar

PINTO, Renato Garcia F. S. O Vidigal no contexto das transformações socioespaciais contemporâneas. Uma experiência interdisciplinar entre geografia e artes. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 191–204, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.14878. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/14878. Acesso em: 28 mar. 2024.