Avaliação da Aprendizagem Transformadora no Ensino Superior: Experiências Exitosas na Pós-Graduação Stricto Sensu
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.15860Palavras-chave:
Avaliação, Aprendizagem, Ensino de ciências sociais.Resumo
A avaliação assume um poder transformador quando movida por procedimentos metodológicos participativos e diversificados, colocando em xeque o tratamento uniforme da avaliação. Para atender aos anseios por um registro de práticas exitosas de avaliação no ensino superior, buscamos responder ao seguinte questionamento: Qual o potencial da avaliação para produzir mudanças positivas em favor da aprendizagem na pós-graduação? O objetivo é difundir experiências formativas, vividas na sala de aula universitário que contribuíram com uma melhor aprendizagem discente no ensino das ciências sociais. A base metodológica utilizada foi a pesquisa interpretativa, pela qual nos utilizamos do registro diário das atividades e do relato escrito de dez discentes. Contatamos uma experiência exitosa de avaliação, orientada por uma proposta de reconfiguração da ação pedagógica balizada pela mediação entre teoria e prática na sua metodologia. Concluímos que no processo de ensino e aprendizagem, a avaliação define o caminho, as estratégias e as características dessa relação.
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