Avaliação da Aprendizagem Transformadora no Ensino Superior: Experiências Exitosas na Pós-Graduação Stricto Sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.15860

Palavras-chave:

Avaliação, Aprendizagem, Ensino de ciências sociais.

Resumo

A avaliação assume um poder transformador quando movida por procedimentos metodológicos participativos e diversificados, colocando em xeque o tratamento uniforme da avaliação. Para atender aos anseios por um registro de práticas exitosas de avaliação no ensino superior, buscamos responder ao seguinte questionamento: Qual o potencial da avaliação para produzir mudanças positivas em favor da aprendizagem na pós-graduação? O objetivo é difundir experiências formativas, vividas na sala de aula universitário que contribuíram com uma melhor aprendizagem discente no ensino das ciências sociais. A base metodológica utilizada foi a pesquisa interpretativa, pela qual nos utilizamos do registro diário das atividades e do relato escrito de dez discentes. Contatamos uma experiência exitosa de avaliação, orientada por uma proposta de reconfiguração da ação pedagógica balizada pela mediação entre teoria e prática na sua metodologia. Concluímos que no processo de ensino e aprendizagem, a avaliação define o caminho, as estratégias e as características dessa relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Cabral Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus Pau dos Ferros

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Departamento de Educação e dos Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), do Campus Avançado Profª.  Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem (GEPPE). Membro da Rede Interdisciplinar Interinstitucional Êxito Escolar, Empoderamento e Ascensão Social (RIEAS) e Vice-presidente da  Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER)

Sheyla Maria Fontenele Macedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)/Campus Pau dos Ferros

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal). Docente do departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE),, do Campus Avançado Profª.  Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem (GEPPE).

Taysa Kelly da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)/Campus Pau dos Ferros

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), do Campus Avançado Profª.  Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd). Professora Colaboradora na Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar.

Referências

ARISTÓTELES. Metafísica. Ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário de Giovanni Reale. São Paulo: Loyola, 2001.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Tradução de Eva Nick et al. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980..

BRANDÃO, C. R. Pensar a prática: escritos de viagem e estudos sobre a educação. São Paulo: Edições Loyola, 2001 (Coleção Educação Popular, 01).

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas-SP: Autores Associados, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 41ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FONTANA, R. A. C. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas-SP: Autores Associados, 2005.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. 2. ed. Salvador: Malabares Comunicações e eventos, 2005.

MASETTO, M. T. Docência universitária: repensando a aula. In: Teodoro, A.; Vasconcelos, M. L. (org.). Ensinar e Aprender no Ensino Superior: por uma Epistemologia da curiosidade na formação universitária. São Paulo: Mackenzie, Cortez, 2003. P. 79-108

MEUCCI, S. O estatuto científico das ciências sociais na escola. Curso de Metodologia do Ensino das Ciências Sociais I, 2015. [Arquivo de vídeo]. Disponível em: [https://www.youtube.com/watch?v=Xaqc1ukdOXc. Acesso em 10 de setembro de 2017].

PECOTCHE, C. B. G. Deficiências e propensões do ser humano. Tradução José Dalmy Silva Gama. São Paulo: Logosófica, 2007.

PERRENOUD, P. La construción del éxito y del fracasso escolar. Trad. Pablo Manzano. Madrid: Morata/La Coruña: Paidéia, 1990.

PERRENOUD, P. Das Diferenças Culturais às Desigualdades Escolares: a Avaliação e a Norma num Ensino Diferenciado. Análise Psicológica, II (1), 1978, p. 133-156

ROGERS, C. R. Tornar-se pessoa. 5. ed. São Paulo: Martins, 2001.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 36. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

Downloads

Publicado

19.12.2019

Como Citar

CABRAL MARINHO DOS SANTOS, Simone; FONTENELE MACEDO, Sheyla Maria; DA SILVA, Taysa Kelly. Avaliação da Aprendizagem Transformadora no Ensino Superior: Experiências Exitosas na Pós-Graduação Stricto Sensu. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 205–219, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.15860. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/15860. Acesso em: 20 abr. 2024.