Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n1.17550

Resumo

Este número da revista Cadernos de Pós-Graduação vem a público em um novo momento de nossa história, marcado e atravessado por muitas mudanças. O soneto de Camões “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, estruturado na ideia de mutações constantes, retrata o atual cenário convulsivo que estamos vivendo em escala mundial, participando, ora como protagonistas, ora como coadjuvantes.

O ano de 2020 começou sem que pudéssemos imaginar que uma pandemia, provocada por um vírus de expressivo potencial de letalidade, fosse capaz de provocar alterações em nossos costumes, comportamentos, relacionamentos. Temas como desigualdade, saúde, educação e políticas públicas, entre outros, ganharam espaço em meio à crise sanitária mundial que exigiu distanciamento, isolamento e reforço nos hábitos de higiene.

A ciência encontra-se na busca da compreensão deste complexo contexto, visando ao enfrentamento das incertezas, da instabilidade, ainda que não haja expectativas de respostas imediatas. Nesta caótica toada, a economia e o mercado de trabalho sofreram, sofrem e, ao que tudo indica, ainda sofrerão com transtornos de curto, médio e longo prazos.

Por não apresentar nada de familiar, esta situação pegou a todos de surpresa. Houve tentativas várias de reinvenção e resistência e, nesta conjuntura, os terraços transformaram-se em espaços públicos de aplausos e saudações aos profissionais da Saúde e de inúmeras atitudes esperançadas, na poesia das expressões musicais. Se tais manifestações proporcionaram novas formas de relacionamento ao vivo, por outro lado, a midiatização se impôs nos ambientes de trabalho, na educação e também na cultura, com uma proliferação de “lives” e atividades remotas, infligindo riscos de intensificação de uma frieza já tão presente nas relações sociais contemporâneas.

Na universidade, rapidamente nos ajustamos a outra maneira de produzir e divulgar conhecimento; no âmbito interno da revista, também tivemos um novo momento editorial, com o encerramento da gestão dos professores doutores Carlos Bauer e Lígia Vercelli, os quais comandaram esse trabalho por dois anos e, em razão do empenho e dedicação que dispensaram, os Cadernos de Pós-Graduação alçaram um patamar maior de qualidade e classificação no Sistema Qualis.

A nova editoria foi, então, assumida pelas professoras doutoras Cleide Rita Silvério de Almeida e Elaine T. Dal Mas Dias, ambas docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e da Linha de Pesquisa em Educação, Filosofia e Formação Humana (Lipefh),com o propósito de manter a qualidade e expressividade dos artigos a serem publicados, num momento em que também acompanhamos, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma discussão sobre o estabelecimento de novas métricas para a produção que ocorre na pós-graduação.

Neste período de transição e mudanças, trabalhamos com o compromisso de trazer reflexões e debates que colaborem com a formação de profissionais da Educação e futuros acadêmicos, apresentando artigos dirigidos à Educação e suas interfaces. Assim, teremos nesta edição matérias sobre a discussão do currículo escolar; a análise de conteúdo como técnica de interpretação de dados de pesquisa; o exercício da autonomia dos profissionais da Educação; a avaliação participativa na gestão democrática; a cultura africana e afro-brasileira e o ensino da história, como também duas resenhas.

Com a crença na educação, na pesquisa e na construção de conhecimentos como essenciais contributos, a fim de que possamos trilhar caminhos coletivos para a superação deste que se apresenta como um dos grandes desafios já enfrentados pela humanidade, desejamos a todos e a todas uma boa leitura.

 

 

Cleide Rita Silvério de Almeida

Elaine Teresinha Dal Mas Dias

Editoras

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Rita Silvério de Almeida, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

  

Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Psicóloga pela Universidade de Mogi das Cruzes (1975). Especialista em Psicoterapia de Adolescentes pelo Instituto Sedes Sapientiae (1977). Mestrado (1995) e doutorado (2001) em Psicologia, área de concentração Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Educação, Artes e História da Cultura (2018) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente e pesquisadora do curso de graduação em Psicologia (2003-atual) e do Programa de Pós-graduação em Educação (2002-atual) da Universidade Nove de Julho.

Downloads

Publicado

01.07.2020

Como Citar

ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de; DIAS, Elaine Teresinha Dal Mas. Editorial. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 1–2, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n1.17550. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/17550. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Editorial