Apoio pedagógico e assistência estudantil: um estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18136

Palavras-chave:

Ensino superior, Assistência estudantil, Apoio pedagógico, Permanência estudantil, Política pública.

Resumo

Este trabalho é uma revisão bibliográfica sobre apoio pedagógico e assistência estudantil. Com a expansão do ensino superior no Brasil nas últimas duas décadas e a diversificação do seu público, políticas públicas como o PNAES ganharam grande importância para a permanência dos estudantes no ensino superior, no entanto, o auxílio material parece não ser suficiente para garantir essa permanência, e outras ações como o apoio pedagógico aparecem como possibilidade de políticas institucionais. Nesse sentido, entre os dias 19 e 22 de junho de 2019 foi feito um levantamento em duas bases de dados de publicações que relacionassem pesquisas sobre apoio pedagógico, assistência estudantil e ensino superior. Ao final selecionamos 27 trabalhos para uma análise mais detalhada. De maneira geral, a revisão bibliográfica apontou para uma lacuna, pois nenhum dos trabalhos abordou diretamente a ideia de Apoio Pedagógico.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp. Pedagogo da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) no Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE).

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Publicado

17.12.2020

Como Citar

DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos. Apoio pedagógico e assistência estudantil: um estado da arte. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 126–145, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n2.18136. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18136. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos