Instituições e sujeitos: saberes e poderes no processo de reorganização/ocupação das escolas públicas do estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18261

Palavras-chave:

Reorganização, Ocupações, Memória, Educação Básica.

Resumo

Neste artigo será apresentada uma análise discursiva da entrevista coletada em 2016 sobre o tema “A reorganização e as ocupações das escolas públicas do Estado em 2015”.  Cabe informar que no presente texto procuramos resgatar a memória de uma mãe de um estudante que participou juntamente com o filho do movimento estudantil denominado ocupações. Destaca-se que tal registro representa parte da memória da participante. O trabalho analítico que objetiva apresentar alguns sentidos dessa memória está sustentado na abordagem metodológica presente no título Gestos de Leitura: da história do discurso, organizado por Eni Puccinelli Orlandi (2010), o qual, por sua vez, está embasado nos princípios de Análise do Discurso de linha francesa que tem como um dos expoentes Pêcheux (2006).

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Biografia do Autor

Anailton de Souza Gama, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Doutor em Letras, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Roseli Trevisan Marques de Souza, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE-USP

Doutora em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE-USP

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Publicado

17.12.2020

Como Citar

GAMA, Anailton de Souza; SOUZA, Roseli Trevisan Marques de. Instituições e sujeitos: saberes e poderes no processo de reorganização/ocupação das escolas públicas do estado de São Paulo. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 173–193, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n2.18261. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18261. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos