Educação especial e inclusão: o que dizem os professores nos primeiros anos de carreira docente na rede pública municipal de ensino em Maceió-AL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19176

Palavras-chave:

educação especial, inclusão escolar, carreira docente inicial

Resumo

O objetivo central da presente pesquisa é apresentar a promoção, os obstáculos e as perspectivas da inclusão escolar no Ensino Fundamental I a partir da percepção dos professores que estão no início da carreira docente na rede pública de ensino municipal da capital alagoana. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e utilizaram-se questionários. Os resultados apontam que os professores com carreira docente iniciante veem a inclusão escolar com avanços adquiridos a partir de aspectos legais, mas afirmam que a implementação na prática ainda é distante da realidade. A promoção explicita-se na garantia da acessibilidade ao cotidiano escolar. Entre os obstáculos, destacam-se as limitações da formação inicial; a ausência de apoio pedagógico e a adaptação de atividades a partir das necessidades educacionais das crianças e as perspectivas estão relacionadas à constante busca por verdadeiros espaços de aprendizagem inclusiva com práticas pedagógicas que atendam às especificidades de cada criança.

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Biografia do Autor

Eva Pauliana da Silva Gomes, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Doutoranda em Educação

Edna Cristina do Prado, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Doutorado em Educação

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Publicado

29.06.2021

Como Citar

GOMES, Eva Pauliana da Silva; DO PRADO, Edna Cristina. Educação especial e inclusão: o que dizem os professores nos primeiros anos de carreira docente na rede pública municipal de ensino em Maceió-AL?. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 128–144, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n1.19176. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/19176. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos