A filosofia enquanto experiência do pensar no ensino médio: o processo de ensino e aprendizagem no discurso filosófico da série de televisão Merlí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19636

Palavras-chave:

ensino de filosofia, televisão, discurso filosófico, Merlí

Resumo

Não apenas o cinema, mas também a televisão, reforçam a importância das imagens agentes na formação acadêmica inicial de crianças e jovens inseridos em um mundo cercado por personagens que ditam o nosso dia a dia imaginário. A leitura a seguir apresenta a série de TV Merlí, que suscita discussões acerca da desvalorização do ensino de filosofia, em especial no Brasil, que são corroboradas pelas políticas públicas mais recentes instituídas que reforçam a negligência do Estado brasileiro com o saber e fazer pensar de nossos estudantes. Por outro lado, a arte e o seu uso didático pedagógico dão esperança para o fazer, ensinar e refletir, assim como para as discussões e construções reflexivo acadêmicas sobre a Filosofia e o ato de filosofar.

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Biografia do Autor

Carolina Cavalcanti Bezerra, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Mestrado em Educação, UNICAMP – Campinas/SP

Valmir Pereira, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Doutorado em Educação, UNESP – Araraquara/SP

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Publicado

29.06.2021

Como Citar

BEZERRA, Carolina Cavalcanti; PEREIRA, Valmir. A filosofia enquanto experiência do pensar no ensino médio: o processo de ensino e aprendizagem no discurso filosófico da série de televisão Merlí. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 65–76, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n1.19636. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/19636. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Cinema: atos formativos