Práticas pedagógicas na medida socioeducativa de internação da fundação casa (SP): análise documental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n2.20136

Palavras-chave:

fundação casa, prática pedagógica, medida socioeducativa, adolescentes em conflito com a lei, análise documental

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar as práticas pedagógicas propostas na medida socioeducativa de internação para adolescentes em situação de privação de liberdade, com foco nos documentos estatais norteadores das condutas diárias, notadamente na Fundação Casa (São Paulo) e no Centro Socioeducativo Tamoios (São José dos Campos, SP). A análise documental, metodologia utilizada neste trabalho e realizada sob a perspectiva  da legislação federal que trata do tema, o ECA e o SINASE, abarca os documentos produzidos nos níveis estadual, municipal e local, entre 2006 e 2019, tendo em vista a escolarização formal, arte e cultura, esporte e lazer, profissionalização social.

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Biografia do Autor

Rivanil Rubens Nogueira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Doutorando em Ciências Sociais

Almunita dos Santos Ferreira Pereira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Doutoranda em Ciências Sociais

Rita de Cássia Alves Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Doutora em Antropologia

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Publicado

09.12.2021

Como Citar

NOGUEIRA, Rivanil Rubens; PEREIRA, Almunita dos Santos Ferreira; OLIVEIRA, Rita de Cássia Alves. Práticas pedagógicas na medida socioeducativa de internação da fundação casa (SP): análise documental. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 37–49, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n2.20136. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/20136. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos