A utilização de produções cinematográficas na formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n2.20216

Palavras-chave:

formação inicial de professores, produções cinematográficas, práticas pedagógicas

Resumo

Esse artigo versa sobre formação inicial de licenciados e prática pedagógica. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as implicações que a utilização de produções cinematográficas na formação inicial de professores traz a sua prática pedagógica. A pesquisa é qualitativa, o instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa são dois professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em uma instituição pública da região centro-oeste. Os principais resultados indicam que a utilização de filmes na formação inicial desses professores trouxeram implicações positivas uma vez que os docentes utilizam esse recurso didático-pedagógico cotidianamente em suas práticas como um possível caminho para fomentar a aprendizagem, a inclusão e a resolução de conflitos presentes em sala de aula.

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Biografia do Autor

Valdênia Rodrigues Fernandes Eleotério, Universidade Católica Dom Bosco – UCDB

Mestre

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Publicado

09.12.2021

Como Citar

ELEOTÉRIO, Valdênia Rodrigues Fernandes. A utilização de produções cinematográficas na formação inicial de professores. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 90–98, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n2.20216. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/20216. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos