Dois filmes diferentes em sala de aula: o argentino relatos selvagens (2014) e o brasileiro Durval Discos (2002) como objetos de análise sobre o indivíduo em sociedade
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v21n1.20756Palavras-chave:
comportamento, reflexão, açãoResumo
O presente artigo trata de dois filmes que podem ser utilizados em sala de aula em disciplinas que buscam articular seus conteúdos com temas integradores e contribuir para a formação consciente e cidadã de nossos discentes. Apresenta-se uma proposta metodológica a fim de orientar a atividade docente e estimular o exercício crítico e reflexivo dos alunos por meio do diálogo e da prática escrita. O objetivo é analisar cada filme e extrair os elementos que possibilitam refletir sobre o comportamento dos indivíduos. As películas são o argentino Relatos Selvagens (2014) e o brasileiro Durval Discos (2002). Ambos possibilitam várias reflexões sobre as ações dos sujeitos no meio social nas mais diversas situações e permitindo analisar a relevância do exercício da solidariedade, da subsidiariedade e da participação entre os indivíduos. A experiência permite apontar a relevância do entretenimento como instrumento a ser explorado, favorecendo a utilização do cinema como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
BADUY, Renato Staevie; CARVALHO, Paulo Roberto de; PASSINI, Pedro Mestre. Cine y psicología: un análisis acerca de los procesos de subjetivación en la contemporaneidade. Maringa: Psicologia em Estudo, 2015.v.20, n 3, p. 389-398.
DURVAL DISCOS: Direção: Anna Muylaert. Distribuidora: Europa Filmes. 2002. Brasil. Fil-me (96 min). Color. Língua original: português.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
GUATTARI, Felix. & ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. Petrópolis: Edi-tora Vozes, 2005
GUZZO, Mauriceia Soares Pratissolli. Ética e Legislação. Colatina: CEAD/IFES, 2011.
KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Con-texto, 2008.
NAPOLITANO, Marcos Francisco. Como usar o cinema em sala de aula. 5ª ed. São Paulo: Contex-to, 2013.
RELATOS SELVAGENS. Direção: Damián Szifron. Distribuidora: Warner Bros. 2014. Argen-tina. Filme (122 minutos). Color. Língua original: espanhol. Título original: Relatos Salvajes.
SERTEK, Paulo. Desenvolvimento organizacional e comportamento ético. 2002. 222 f. Disser-tação (Mestrado em Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2002.
TAILLE, Yves de La. Limites e Educação. Psicologia Brasil, São Paulo, v. 1, n.1, p. 5-9, 2003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos de Pós-graduação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).