Dois filmes diferentes em sala de aula: o argentino relatos selvagens (2014) e o brasileiro Durval Discos (2002) como objetos de análise sobre o indivíduo em sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v21n1.20756

Palavras-chave:

comportamento, reflexão, ação

Resumo

O presente artigo trata de dois filmes que podem ser utilizados em sala de aula em disciplinas que buscam articular seus conteúdos com temas integradores e contribuir para a formação consciente e cidadã de nossos discentes. Apresenta-se uma proposta metodológica a fim de orientar a atividade docente e estimular o exercício crítico e reflexivo dos alunos por meio do diálogo e da prática escrita. O objetivo é analisar cada filme e extrair os elementos que possibilitam refletir sobre o comportamento dos indivíduos. As películas são o argentino Relatos Selvagens (2014) e o brasileiro Durval Discos (2002). Ambos possibilitam várias reflexões sobre as ações dos sujeitos no meio social nas mais diversas situações e permitindo analisar a relevância do exercício da solidariedade, da subsidiariedade e da participação entre os indivíduos. A experiência permite apontar a relevância do entretenimento como instrumento a ser explorado, favorecendo a utilização do cinema como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. 

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Biografia do Autor

Luiz Eduardo Pinto Barros, Universidade Estadual de São Paulo “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

Doutor em História

 

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Publicado

30.06.2022

Como Citar

BARROS, Luiz Eduardo Pinto. Dois filmes diferentes em sala de aula: o argentino relatos selvagens (2014) e o brasileiro Durval Discos (2002) como objetos de análise sobre o indivíduo em sociedade. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 96–114, 2022. DOI: 10.5585/cpg.v21n1.20756. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/20756. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos