O ensino de matemática para surdos nos periódicos especializados: balanço tendencial da produção acadêmico-profissional (1974–2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v21n1.20935

Palavras-chave:

educação especial, ensino de matemática, escolarização de surdos

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as tendências da produção acadêmico-profissional sobre ensino de matemática para surdos nos periódicos especializados nacionais e internacionais, no período compreendido entre 1974 e 2020. Para tanto, a coleta de dados foi realizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a análise dos dados ocorreu a partir das contribuições teóricas de Bourdieu (2004) no que diz respeito à materialidade das produções acadêmicas como elementos que expressam as disputas no campo da educação de surdos. Verificou-se, nestas produções nacionais, a prevalência de pesquisas que privilegiam temáticas gerais no ensino da matemática, em contraposição às publicações estrangeiras, que ao longo do tempo passam de temáticas gerais para conteúdos mais complexos no ensino da matemática para surdos. 

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Biografia do Autor

Carla Cazelato Ferrari, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP

Pós-doutoranda em Educação

 

Corina de Albuquerque e Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP

Doutoranda em Educação

 

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Publicado

30.06.2022

Como Citar

FERRARI, Carla Cazelato; E SILVA, Corina de Albuquerque. O ensino de matemática para surdos nos periódicos especializados: balanço tendencial da produção acadêmico-profissional (1974–2020). Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 68–81, 2022. DOI: 10.5585/cpg.v21n1.20935. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/20935. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos