A linha de pesquisa “Educação, História e Políticas” do PPGEDU/UNISINOS: perspectivas na/da pesquisa em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v21n1.21372

Palavras-chave:

pesquisa em Educação, pós-graduação, campo científico

Resumo

A investigação aqui apresentada busca identificar as principais temáticas privilegiadas e os referenciais utilizados pela linha de pesquisa “Educação, História e Políticas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGEdu/UNISINOS). Como estratégia metodológica, utilizamos a pesquisa documental no seu caráter exploratório-investigativo de abordagem qualitativa. Os dados produzidos evidenciam a complexidade existente na articulação de dimensões que estruturam as produções acadêmicas da linha de pesquisa, no contexto de algumas dimensões: análises das políticas educacionais no Brasil; a relação entre estado, sociedade e políticas educacionais, a influência da história junto às políticas educacionais no Brasil; e processos políticos atrelados à gestão educacional.

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Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Doutor em Educação

 

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Publicado

30.06.2022

Como Citar

SILVEIRA DIOGO DE ÁVILA FONTOURA, Julian. A linha de pesquisa “Educação, História e Políticas” do PPGEDU/UNISINOS: perspectivas na/da pesquisa em Educação. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 51–67, 2022. DOI: 10.5585/cpg.v21n1.21372. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/21372. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos