Mapeamento de teses e dissertações em pesquisas acadêmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v21n2.21849

Palavras-chave:

pesquisa acadêmica, mapeamento, análise de conteúdo

Resumo

Diante de um grande número de teses e dissertações que versam sobre educação, verifica-se, a carência de maior aprofundamento e discussão quando temos a intenção de analisá-las por temas no intento de produzir uma pesquisa. Assim, compilar tais produções requer descrições minuciosas acerca do caminho metodológico, explicitando critérios de busca, escolha e sistematização das produções acadêmicas. O objetivo deste texto é descrever os principais procedimentos utilizados em um mapeamento de teses e dissertações, o qual é caracterizado como estudo secundário, pois revisa estudos primários referentes a uma questão de pesquisa específica com o objetivo de integrar/ sintetizar as evidências. A construção do presente trabalho se deu por meio da busca de referências sobre mapeamento sistemático, em comparação com outros métodos de pesquisa e, por fim, apresentando um exemplo de estudo, ao descrever o árduo processo de escolha dos descritores, dos motores de busca e das referências utilizadas para fazer a análise, elementos que podem ser ajustados de acordo com os objetivos e temas escolhidos pelos pesquisadores

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Biografia do Autor

Luiz Ademir Bassani, Pontificia Universidade Católica de Campinas – PUC

Mestre em educação

 

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Publicado

15.12.2022

Como Citar

BASSANI, Luiz Ademir. Mapeamento de teses e dissertações em pesquisas acadêmicas. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 166–180, 2022. DOI: 10.5585/cpg.v21n2.21849. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/21849. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos