A formação do professor para o ensino de literatura infantil: o que dizem os estudos atuais?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v21n2.22728

Palavras-chave:

ensino, literatura infantil, formação de professor

Resumo

O trabalho objetiva refletir sobre o que dizem os estudos publicados sobre a formação do professor para o ensino de literatura infantil. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, adotando como procedimento metodológico o estudo bibliográfico a partir da metodologia de construção do estado da questão. As análises evidenciaram que os estudos publicados até o momento se referem a como se apresenta a disciplina de literatura infantil nos cursos de formação de professores; a como os estudos publicados agem sobre as aprendizagens dos discentes através dos estudos realizados na disciplina e evidenciam fragilidades na formação leitora dos graduandos. O mapeamento realizado revela que a literatura infantil tem pouco espaço na formação do professor, o que mostra a necessidade de se investir em estudos que discutam a importância da literatura infantil na formação do professor.

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Biografia do Autor

Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Mestra em Educação

 

Kátia Regina Rodrigues Lima, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Pós-doutora em Educação

 

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Centro Universitário Inta – UNINTA

Pós-doutor em Educação

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Publicado

15.12.2022

Como Citar

SANTOS RODRIGUES, Daliane do Nascimento dos; LIMA, Kátia Regina Rodrigues; PAULA, Alisson Slider do Nascimento de. A formação do professor para o ensino de literatura infantil: o que dizem os estudos atuais?. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 153–165, 2022. DOI: 10.5585/cpg.v21n2.22728. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/22728. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos